VERDADEIRO MILAGRE: “A ILUMINAÇÃO”

Se o conhecimento que temos sobre a natureza das coisas materiais ainda é limitado que dizer então das de natureza espiritual??? Aprendemos culturalmente a aceitar de maneira “cega” aquilo que acreditavam os antepassados (foram tb estimulados a isto) pelos séculos de ignorância (sem nenhum pejorativo) sobre leis cujas causas eram desconhecidas, atribuindo as ocorrências fenomênicas ao sobrenatural, ao maravilhoso.

O avanço científico foi aos poucos descobrindo novas leis, dando explicações racionais sobre certos eventos, desmistificando-os, retirando do domínio da matéria esta associação, mas que passa a integrar o campo da espiritualidade encontrando as condições objetivas para dar dimensão ao fantasioso, ao extraordinário.

Então qualquer evento de caráter inexplicável, insólito, isolado, passa a ser considerado “milagre” pelo fato dele se realizar fora das leis naturais conhecidas e as religiões fixaram tão bem este ponto que qualquer manifestação contrária era taxada de heresia, atentado contra a fé, chegando à extremados desfechos historicamente conhecidos.

Todavia isto tende a ser superado, perdendo sua razão de ser, à medida que o homem for transpondo as barreiras impostas pela imaginação, pelo medo, pela ociosidade, pela incompreensão, pelos dogmas religiosos.

Por sua vez o Espiritismo, através de sua vertente científica, faz revelar ao mundo novas leis que regem o mundo espiritual, fornecendo explicações coerentes, racionais dos fenômenos derivados destas leis. Dizem alguns que à Deus nada é impossível, inclusive provocar verdadeiros “milagres” e isto ninguém duvida (se examinarmos Sua grandiosa Obra, o leigo, dará conta deste fato), porem concebido de forma miraculosa, como o senso comum atribui, Deus estaria derrogando as Leis que Ele próprio estabeleceu, que são perfeitas e imutáveis.

Então porque Deus faria milagres? Prá se fazer poderoso? Mas seu poder pode ser provado na observância da exuberância de toda a Natureza, de toda a harmonia e equilíbrio universais.

Espiritualidade e materialidade são elementos de um mesmo todo, regido pelas mesmas Leis Naturais.

“Há dois modos de viver a vida, dizia Albert Einstein, um é achar que nada do que nos rodeia é um milagre”. “Outro é achar que tudo que nos rodeia é um milagre”, fica aqui então a reflexão................construir dentro de nós este estado de equilíbrio, de serenidade, continuará sendo visto pelos olhos alheios como verdadeiro “milagre”!

Néo Costa
Enviado por Néo Costa em 07/10/2017
Código do texto: T6135878
Classificação de conteúdo: seguro