CAMINHANDO E CANTANDO E CONTANDO A HISTÓRIA

Parece que hoje é ontem, que ontem é hoje; que a gente está caminhando em círculo. Letras que contavam a realidade de três ou mais décadas passadas se encaixam perfeitamente ao que estamos vivenciando hoje. “O governo apresenta suas armas. Discurso reticente, novidade inconsistente e a liberdade cai por terra." Que mulher não se sentiu ofendida com o discurso machista, retrógrado e depreciativo, proferido pelo presidenter? Depois de tantas lutas e de tantas conquistas! Mas, o “sexo frágil não foge à luta; e nem só de cama vive a mulher”. A época do “chinelo na mão... avental todo sujo de ovo” já ficou para trás. Tem Bela que traz uma Fera dentro de si. Nesse “Brasil lindo e trigueiro, terra de samba e pandeiro”, a realidade é rosa choque. “Por isso não provoque”.

A gente segue “caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”. O caos se instalou. Estamos diante de escândalos e mais escândalos. Gente que investiga e que, de repente, passa a ser investigada. Políticos corruptos, doleiros, empreiteiras. Gente que, para subir, precisou descer; e agora rasteja, “com a moral toda enterrada na lama”. O Brasil está imerso em um mar de podridão. “Na favela, no senado, sujeira pra todo lado... Ninguém respeita a Constituição”. Deputados coniventes, senadores negligentes, presidente intransigente e o povo excludente. “Que país é esse?” Até mesmo o Judiciário, poder guardião da Carta Magna, que pode e deve fazer valer os princÍpios morais e éticos, teve alguns de seus membros envolvidos em falcatruas e esquemas de favoritismo. “Não sei se existe mais justiça, nem quando é pelas próprias mãos. É seu dever manter a ordem, é seu dever de cidadão. Mas o que é criar desordem? Quem é que diz o que é ou não? Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem? São sempre os mesmos governantes, os mesmos que lucraram antes”.

A cidade que já foi “maravilhosa, cheia de encantos mil, coração do meu Brasil”, agora experimenta “um êxtase de dor e o medo de tudo, medo do nada, medo da vida, assim engatilhada... O escândalo das joias (da mulher de Sérgio Cabral) e o contrabando e um bando de gente importante envolvida”. Pobre Rio de Janeiro! “Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades. Transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro. A tua piscina tá cheia de ratos!”

“Os dias passam lentos, aos meses seguem os aumentos. Cada dia eu levo um tiro que sai pela culatra”. A vida está difícil para quem é “do povo”, para quem é um “Zé Ninguém”. “Aqui, embaixo, as leis são diferentes”. Entre as principais imoralidades que querem nos enfiar goela abaixo estão o tempo mínimo de contribuição à Previdência e as normas para a pensão por morte e aposentadoria rural. Isso sem contar a indecência da terceirização que, para o trabalhador, consiste numa verdadeira segregação. Uma afronta aos direitos trabalhistas! Getúlio Vargas deve estar se remexendo no túmulo. “É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar”.

Ah, senhor presidente! “Apesar de você, amanhã há de ser, outro dia.” Se o povo souber lutar, “mesmo que uns não queiram, o astro - rei vai brilhar. ”

Talvez, algum dia, eu volte a cantar com minha voz enternecida... na expressão mais comovida, das mais ardentes canções”, para decantar as belezas desse “Gigante pela própria natureza”. Por enquanto, meu canto é um lamento. “Eu te amo, meu Brasil. Meu coração é verde, amarelo, branco, azul – anil”, mas enquanto teu solo estiver sujo de lama, “verás que um filho teu não foge à luta”.