A NOVA DITADURA - OS DIAS ERAM ASSIM... E ESTÃO DE VOLTA!

Sou do século passado, embora a transição do século XX para o XXI não tenha ocorrido há tanto tempo assim. Sou uma cria, alma vivente do segundo milênio; e, graças a Deus, pude assistir à entrada do terceiro. Já atravessei algumas décadas e testemunhei muitas coisas boas e ruins. Nasci no período em que o Brasil enfrentava o auge da ditadura militar, mas também tive a honra de assistir sua derrocada. Não pintei minha cara, não gritei pelas Diretas Já, mas assisti a tudo, de longe. Meu coração de estudante se encantou com o movimento. Curti o rock de protesto dos anos 80 e, desta forma, refleti sobre os escândalos políticos, sobre a truculência policial e as condições de vida naquele Brasil atolado em dívidas, com uma inflação que assombrava o dia a dia e tornava difícil nossa sobrevivência. Vi um presidente corrupto sofrer impeachment. Vi meu país experimentar vários planos econômicos e fracassar, fracassar, até entrar naquela era da URV e pegar no tranco. Daí em diante, vi a coisa começar a andar. Parecia que estavam encontrando o caminho. O poder aquisitivo melhorou, a inflação adormeceu um pouquinho; só faltava o país controlar a roubalheira, mas isso, acho que nem vivendo duzentos anos irei assistir. O fato é que nos anos 2000 um país menos desigual surgiu das transformações introduzidas por um governo popular.

Eis que agora, resolveram rebobinar o filme. Gente incomodada com políticas sociais e com a ascensão da classe média resolveu decretar a cassação de direitos políticos de opositores. O que estou assistindo agora é o renascer da ditadura. Mas, alguns dos soldados de agora vestem paletós em vez de fardas. Desta forma, ficam deveras camuflados. Por incrível que pareça estes tomaram o poder sob aplausos e o estrugir de fogos; carregados nos braços do povo e aclamados como heróis moralizadores da nação.

Nessa nova ditadura ninguém pode e nem tenta nos calar, pois as redes sociais que não existiam nas décadas de 60, 70 e 80 nos dão vez e voz. Nossos gritos retumbantes chegam em todos os lugares. A questão é que o governo está de olhos e ouvidos fechados. Felizmente não ressuscitaram a Censura. A gente é que anda censurando suas ações insanas e imorais. Em represália, ele agora quer nos torturar, mas não vai mandar muita gente para a prisão, até porque o sistema carcerário está tão precário que não comporta tantos rebeldes. A forma inteligente e temerosa que encontrou para torturar se dá sob a forma de trabalho forçado. O cidadão pode ser condenado a trabalhar até que seu corpo se curve ao peso dos anos. Desta forma, quando vier a aposentadoria, é possível que o pobre não viva o suficiente para usufruir do tão sonhado descanso e ter de volta parte do que contribuiu em sua longa e penosa existência.

E a gente está de novo caminhando e cantando e seguindo a canção, nas escolas, nas ruas, campos, construções...

Agora a gente pode votar. O que não falta é munição; basta ter boa mira para atacar o alvo certo.