Até no Futebol?

Imagine um jogador de futebol, cuja função é a da fazer ou evitar o gol, ter de fazer o contrário, em favor do adversário, para alterar o resultado do jogo. Pasmem os torcedores desses times, que vão ao estádio na intenção de assistir a um espetáculo futebolístico, e ter de ver um acovardamento dos seus ídolos, desvirtuando o sentido desse que é o maior entretenimento do brasileiro.

Pois foi esse mais um escândalo descoberto pela Polícia Federal, envolvendo dirigentes do futebol, em troca de vultosas propinas vindas de países asiáticos, objetivando definir resultados de jogos, com vistas a ganhos fáceis em loterias esportivas. A criatividade dos corruptos é algo surpreendente. E, para esse fim, tem de contar com os dois lados da moeda. O que oferece e o que aceita o negócio sujo.

Não foi à toa que me manifestei preocupado no texto anterior, dizendo que “vai faltar tampa para tanta panela”, referindo-me ao pequeno contingente policial para combater tanto ladrão. Engana-se quem imagina que a corrupção só ocorre no segmento político. A corrupção está impregnada na índole do brasileiro, cuja solução ainda há de demorar. Educação é algo que se conquista com o tempo. Ainda há uma inversão de valores entre o ser e o ter. E a ética é do ser. Aboliram uma importante disciplina da minha época estudantil: Educação Moral e Cívica. Por que não adotar agora, com a Pátria Educadora?

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 06/07/2016
Código do texto: T5689096
Classificação de conteúdo: seguro