O ESPORTE COMO INTERAÇÃO SOCIAL

Participar, interagir com o aliado, formar um time, cooperar, nadar ou correr lado a lado, armar um esquema para vencer o adversário, buscar a vitória, o sucesso, conviver com a adversidade, competir... O esporte não só lembra a forma como devemos lidar com a vida, como facilita essa jornada, uma vez que favorece o aprendizado do trabalho em equipe, o desenvolvimento da responsabilidade para com os demais, garante a capacidade de estima e melhora a qualidade de vida. Além do mais, é um excelente mecanismo no combate às drogas, que se alastra e contamina diariamente nossa sociedade.

Por tudo isso, muitas organizações estão investindo no esporte como meio de resgatar a cidadania de pessoas, carentes economicamente ou não, de todas as faixas etárias, propiciando oportunidades de interação e desenvolvimento pessoal, com educação e projeção social, a partir de tenra idade.

Sabemos que por fatores diversos, nem todas as crianças de nossas comunidades tem acesso a uma escolinha de formação desportiva que propicie o aprendizado desportivo ou dê continuidade a uma prática regular que os conduzam a um esporte competitivo de forma sistemática e até prazerosa, agravado pelos altos preços das mensalidades praticadas por Clubes e Academias dificultam essa prática desportiva corriqueira.

Quando o jovem indivíduo tem um acesso facilitado à prática do desporto, ele depara-se ainda com a falta de qualidade das aulas ofertadas, que também e nem sempre, apresentam um caráter didático satisfatório, somado ao pouco embasamento fisiológico exigido durante as aulas; esses dois preceitos (didático e fisiológico) são indispensáveis e estão relacionados diretamente com o aprendizado e a prática esportiva, e se distorcidos a partir da base, comprometem os caminhos que levam a uma interação sócio/educacional/biológica, imprescindíveis para a formação das crianças.

O esporte, se conseguido ser praticado a partir de tenra idade, será, como se diz no marketing, uma “GRANDE JOGADA”, de socialização, saúde e sucesso. Sucesso na aplicação de uma política educacional condizente, sucesso para quem dirige, sucesso par quem pratica, sucesso para quem lidera e sucesso sempre para quem fez o investimento da construção de áreas e espaços propícios à prática esportiva, Projetos Esportivos e políticas públicas, a esses, o retorno sempre será gratificante.

O ESPORTE, ajuda no desenvolvimento físico e mental dos praticantes de forma até prazerosa. A Natação por exemplo serve ainda como agente de prevenção e cura das doenças das vias respiratórias, como bronquites e asma, além de ajudar àqueles que possuem problemas de sobrepeso, melhorando o tônus muscular, a circulação sanguínea e linfática e a condição cardiopulmonar de seus praticantes, envolvendo um grande número de grupos musculares.

O esporte é um fenômeno social de grande relevância nos tempos modernos, e interage com a área econômica, psicológica, social e antropológica. O esporte é encontrado nos mais variados segmentos sociais como a escola, clubes esportivos, nas ruas, parques, praias, e pode ser praticado por diferentes pessoas, das crianças aos idosos, e ainda dos portadores de necessidades especiais, será sempre incrementado de acordo com os objetivos de cada indivíduos, respeitando-se sempre as individualidades de cada qual.

Segundo TUBINO (1992, p.40) “o esporte, pelas suas particularidades

e pelo fascínio que envolve e provoca, permite muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo”.

Contudo, o esporte é muito abundante financeiramente, e através dele podemos repassar muitos valores sociais e podemos mostrar também que modelos/padrões são socialmente construídos, e assim se faz necessário que as ações pedagógicas no desporto, principalmente na base, por ocasião da formação do aprendiz, estejam respaldadas por professores especializados na área de atuação para que o retorno seja satisfatório e os objetivos cumpridos , e se nessa ação não consigamos extrair para o futuro, atletas de auto rendimento para participação dos principais eventos mundiais, certamente, conseguiremos formar cidadão dignos de respeito para um convívio social exemplar.

Nadylson Marcelino
Enviado por Nadylson Marcelino em 14/06/2016
Reeditado em 14/06/2016
Código do texto: T5666672
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