A Pátria do Futebol é outra!

Ter personalidade própria é uma das maiorias qualidades atribuídas ao ser humano. Coisa não muito bem empregada a grande maioria das pessoas que são diariamente direcionadas a simpatizar gostos “estrangeiros” características ou até escolhas de fora, um bom exemplo disso é futebol como ele é e sempre foi “organizado” por sua torcida de 10 times pelo Brasil.

Desde da ascensão do futebol brasileiro com cinco títulos ganhos de copa do mundo e diversos outros campeonatos com um plantel com jogadores nos melhores times do mundo foi nos dado o nome de “país do futebol” nome que se da até hoje. Onde que se colocam diversos estereótipos sobre isto que perduram que esse esporte faz parte da nação. Coisa que nunca aconteceu.

Em países de menos expressão no cenário do futebol mundial como a Islândia se tem uma média de público bem maior do que é encontrada na maioria dos jogos da série A do brasileiro, até mesmo o número de times de futebol é menor do que o que se tem na Inglaterra onde lá se tem 11 divisões de futebol e mais de 20 mil times, contra 4 divisões e pouco mais de 4 mil times por aqui.

Em parte da torcida, o que mais é preocupante é a falta de identidade dos torcedores, que abrem mão de torcer pelo time da sua cidade ou do seu estado para “simpatizar” um time de 3500 Km de distancia.

E com isso as pesquisas mostram que grande parte dos brasileiros não torce para nem um time, algo sem explicação para o tal pais do futebol. Em países como EUA mais de 90% das pessoas torcem param algum time (futebol americano, beisebol, basquete) e na Argentina a média também não fica longe disso.

Devido a isso temos o resultado de um povo que apenas simpatiza ou nem acompanha o esporte, é os que acompanham torcem para times de outras regiões do Brasil, coisa que na Inglaterra não acontece onde que cada cidade tem seu time e seus torcedores fieis, lá o futebol é parte da cultura, coisa que o Brasil nem sabe o que é.

Opinião: Mizael dos Santos

Mizael
Enviado por Mizael em 10/05/2016
Código do texto: T5631199
Classificação de conteúdo: seguro