O que é construtismo, aplicado as ciências do espírito e as ciências naturais.

Em síntese trata-se de uma teoria epistemológica.

Em que o conhecimento fundamenta-se na acepção dialética

nas relações cognitivas.

Entre o sujeito cognoscente e o objeto do conhecimento.

Portanto, a relação do mundo exterior com a razão em permanente estruturação.

A lógica estruturante da memória com a realidade estruturadora.

Em referência a pedagogia, tese elaborada por Piaget, a relação estabelecida entre o sujeito e o objeto, na negação das materialidades indutivas, método empírico.

Com efeito, o objeto não constitui em reflexo do real, o conhecimento como produto da memória que organiza e estrutura os dados empíricos, com a finalidade de entendê-los.

Bachelard outro teórico filósofo da física e da matemática.

Inaugura o que denomina-se de corte epistemológico, como entendimento do processo de conhecimento científico.

Não é possivel o conhecimento sem problematizar o sujeito cognitivo, do mesmo modo o objeto da cognição.

O objeto não é por natureza lógico, evidente, não sendo sua percepção científica imediata por natureza indutiva.

Portanto, não é cognitivo a priori sua percepção sem colaboração teórica. O conhecimento antes necessita dos paradigmas, escolha apistemológica.

Desse modo, a necessidade das relações contínuas e superativas, é fundamental a compreensão de um constructo, o que é entendido por uma acepção epistemologicamente construída.

O que significa ser o objeto pensado a priori, elaborado em função da problemática levantada, realizada, posteriormente, submetida a proposição desejada.

Desse modo, em uma relação dialética o entendimento aproximado da realidade proposta.

Sendo, assim, epistemologicamente, toda teoria do conhecimento que não entender o objeto como mero produto do pensamento é construtivista.

O saber jamais manifesta na sua totalidade objetiva, isso em razão que todo objeto é também construído ao ser refletido, o sujeito vai ao real, com suas categorias analíticas a priori.

Portanto, desse modo, resulta o conhecimento aproximado em relação as ciências da natureza, a construção do saber indutivamente.

Por outro lado, o saber representativo, interpretativo, como produto das ciências do espírito, parcialmente, fragmentado, temporário, produto das representações subjetivas.

Todavia, construtivo, sendo dessa forma, o construtivismo aplica-se em todas as ciências, do espírito e da natureza. As diferenças fundamentais entre Piajet e Bachelard.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 17/10/2017
Reeditado em 17/10/2017
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