SERIA O BRASIL ISENTO DE FORTES TERREMOTOS?

BRASIL DEVE CONSIDERAR POSSIBILIDADE DE FORTES TERREMOTOS, DIZ GEÓLOGO

Redação SRZD | Nacional | 15/01/2010 08h21

http://www.sidneyrezende.com/noticia/70557

Há quem diga que não há possibilidade de terremotos, ciclones ou furacões no território brasileiro. Eu mesmo acreditei nisso por longos anos.

Quando trabalhei na Petrobrás, durante o meu curso e treinamento, questionava o fato de que, ao extraírem o petróleo das rochas, poderiam deixar o local vulnerável a abalos sísmicos, visto que, em lugar do óleo extraído, ficaria o vazio e que, com o tempo, haveria algum tipo de acomodação do terreno para compensar a retirada do petróleo.

Minha preocupação aumentou quando começaram a explorar o petróleo em águas profundas na Plataforma Continental. Se, a 10 m de profundidade temos uma pressão de 1 atm (1 Kgf), imagine que a uma profundidade de 2.000 m, teremos 200 Kgf. Agora, imagine o pré-sal, que pode ficar até 6.000 metros abaixo do subsolo. Uma camada de sal que varia na plataforma marítima brasileira ente 200 a 2.000 m, esta superfície de sal já começa com uma pressão de coluna d'água de, no mínimo 200 Kgf, mas está em natural equilíbrio. Ao ser extraído o petróleo aí contido, certamente haverá um desequilíbrio, mesmo que o vazio seja preenchido pelos gases que emanarão do aquecimento do petróleo restante.

O meu pensamento é que, apesar de tantos desmentidos, a prospecção e extração de Petróleo tem sim contribuído para o aumento dos abalos sísmicos no Brasil, principalmente nas Regiões Nordeste, Amazônica e Sudeste, justamente onde há maior concentração de atividade extrativista de petróleo, embora eu creia que este não seja o principal vilão da história, mas um dos vetores/causa.

DIVISÃO TECTÔNICA BRASILEIRA

Segundo informações do "Mapa tectônico do Brasil", criado pela Universidade Federal de Minas Gerais, as análises de mapas topográficos e geológicos mostram que as regiões que apresentam o maior número de falhas são o Sudeste e o Nordeste, seguidas pelo Norte e Centro-Oeste, e, por último, o Sul.

O Nordeste é a região que mais sofre com abalos sísmicos. O segundo ponto de maior índice de abalos sísmicos no Brasil é o Acre.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/33901/1/ABALOS-SISMICOS-NO-BRASIL/pagina1.html#ixzz1H2h47v2N

Alguns tremores de terra registrados no Brasil

O maior terremoto que o país já teve ocorreu há mais de 50 anos, na Serra do Tombador, no Mato Grosso: atingiu 6,6 graus na Escala Richter. Mas há outros registros:

Mogi-Guaçu, São Paulo, 1922: 5,1 graus

Tubarão, Santa Catarina, 1939: 5,5 graus

Litoral de Vitória, Espírito Santo, 1955: 6,3 graus

Manaus, Amazonas, 1963: 5,1 graus

Noroeste do Mato Grosso do Sul, 1964: 5,4 graus

Pacajus, Ceará, 1980: 5,2 graus

Codajás, Amazonas, 1983: 5,5 graus

João Câmara, Rio Grande do Norte, 1986: 5,1 graus

João Câmara, Rio Grande do Norte, 1989: 5,0 graus

Plataforma, Rio Grande do Sul, 1990: 5,0 graus

Porto Gaúcho, Mato Grosso, 1998: 5,2 graus

Estado de Pernambuco: entre 2001 e 2005 foram registrados 1,5 mil tremores de terra de baixo impacto

Divisa entre Acre e Amazonas, 2007, 6,1 graus

Itacarambi, Minas Gerais, 09/12/2007: 4,9 graus (é o primeiro tremor da história do Brasil que provocou 1 morte, 5 feridos e varias casas destruídas).

Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/terremotos-no-brasil-causas-e-consequencias.jhtm

É falso o pensamento que por muito tempo, acreditou-se que no Brasil não houve, não há e nunca haverá terremotos nem pela ilusória máxima de que “Deus é brasileiro”, pois o Senhor está acima de qualquer nacionalidade e Ele ama a todos por igual, nem pelo fato por não estar sobre as bordas das placas tectônicas - o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos.

Sabe-se que os tremores também podem ocorrer nas regiões "intraplacas", e é isto o que ocorre no caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Apesar de os tremores que ocorrem nessas regiões serem mais suaves, com menos intensidade e dificilmente atingerem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país ou decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são devido a terremotos com epicentro em outros países da América Latina, mas refletindo em solo brasileiro.

O Prof. Wagner de Cerqueira e Francisco, graduado em Geografia, da Equipe Brasil Escola afirma:

“O Brasil está situado no centro da placa Sul-Americana, no qual ela atinge até 200 quilômetros de espessura, e os sismos nessa localidade, raramente possuem magnitude e intensidade elevadas. No entanto, existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional proporcionando terremotos de pequena magnitude, alguns deles, considerados imperceptíveis na superfície terrestre.

Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), no século XX, foram registradas mais de uma centena de terremotos no país, com magnitudes que atingiram até 6,6 graus na escala Richter. Porém, a maior parte destes abalos não ultrapassou a 4 graus.

Em 1955, no Mato Grosso, foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. Nesse mesmo ano, o Espírito Santo foi atingido por um abalo sísmico de 6,3 graus e no Ceará, foi registrado um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980.

O estado do Amazonas, em 1983, sofreu com um terremoto de 5,5 graus, entretanto, pelo fato de esses terremotos terem atingido áreas com pouca concentração populacional, não houve danos materiais e nem vítimas.

João Câmara, município do Rio Grande do Norte e habitado por 31.518 pessoas, foi atingido por uma série de terremotos na década de 1980. O mais grave deles ocorreu no dia 30 de novembro de 1986, no qual a cidade tremeu com um abalo sísmico de 5,1 graus na escala Richter, provocando a destruição de 4 mil imóveis.

Em Minas Gerais, no município de Itacarambi, um terremoto de 4,9 graus promoveu um tremor que durou aproximadamente 20 segundos, tempo suficiente para derrubar 6 casas e abalar a estrutura de outras 60 residências. Nessa ocasião, uma criança de cinco anos morreu soterrada nos escombros de uma das casas atingidas.

O último grande terremoto registrado no Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 2008. Um tremor de 5,2 graus foi sentido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, embora não tenha sido registrado nenhum desabamento, nem tão pouco a ocorrência de vítimas.”

Recentemente, durante as reportagens de cobertura da catástrofe japonesa, ouvi cientistas dizerem que esses eventos são naturais e sem intervenção humana. Mas até que ponto isso é verdade? O capitalismo selvagem (perdoem-me os verdadeiros selváticos seres), destroe o meio ambiente e tudo o que vier pela frente só para justificar a sede insaciável de lucros exorbitantes. Países poluidores compram 'cotas' de oxigênio do países não poluentes. Que ridículo!

Até quando o ser humano vai permanecer insensível e agir loucamente?

Deus tenha misericórdia de todos nós!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 19/03/2011
Reeditado em 12/07/2011
Código do texto: T2857324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.