O (polêmico ?) filme do ano (publicado originalmente em 23/9/2017)

O que mais chama a atenção em ‘Polícia Federal: A Lei é para Todos’, em cartaz nos cinemas desde a semana passada, é a insistência demasiada do roteiro de ser o mais didático possível ao espectador. É compreensível tal atitude. A Operação Lava-Jato, iniciado em 2014, tem e teve desde o seu começo os meandros de uma teia de estradas diversas.

São inúmeras as linhas de costura da investigação, desde que um caminhão carregado de palmito foi interceptado pela polícia. O diretor Marcelo Antunez (das comédias rasíssimas ‘Até que a Sorte nos Separe: A Falência Final’ e ‘Qualquer Gato Vira-Lata 2’, os dois de 2015) trabalha bem neste sentido, o de explicar tin tin por tin tin como se deu a roubalheira e o envolvimento de figurões da alta república.

O roteiro de Thomas Stavros e Gustavo Lipsztein, assim então, é o chamariz ao público. Como longa-metragem acabado, é somente regular. Os exageros e os clichês do script, somadas às interpretações carregadas do elenco, sobretudo Antônio Calloni (Ivan) e Flávia Alessandra (Bia), fazem ‘Polícia Federal’ ser a obra a mais no panteão final das ‘de prateleira’, ou seja, sem feder nem cheirar.

Marcelo Serrado (Sérgio Moro) e Ary Fontoura (Lula), por mais que tentem agradar, passam em branco na tarefa de premiar a fita com a seriedade de seus personagens, ainda que possuam talento alto a tanto, principalmente Fontoura. Parecer fisicamente com a pessoa real é quase

impossível principalmente para o ator octogenário, que mais lembrou o coronel Arthur da Tapitanga, da novela ‘Tieta’, do que o ex-presidente, mesmo quando chama amigos de ‘querido’.

No mais, trata-se de um trabalho não voltado somente ao setor jurídico. Menos mal. Outro detalhe é que assistir a ‘Polícia Federal’ mostra o quanto a Lava-Jato é impactante ao país, imparcial ou parcial nas opiniões de cada um. Pelo menos, ficará registrado na história deste

modo. Ali, nas quase 2 horas de duração, nada há de polêmico, ou contraditório.

Na trama, a turma dos agentes está bem dividida: tem o idealista, o pessimista, o incentivador, o que não quer desistir por nada etc. E, no fim, nada de fim, porque a Lava-Jato vai além do que um mero filme. A mala com 500 mil reais que o diga. Será que vamos ter nas telonas daqui a 2 ou 3 anos o ‘Polícia Federal: A Lei é para Todos – Parte 2’?

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 04/10/2017
Código do texto: T6132712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.