As mídias eletrônicas e seus poderes!

As mídias eletrônicas e seus poderes, é algo que consegue despertar nossa curiosidade ao mesmo tempo que causa grande preocupação. Principalmente quando observamos a tamanha admiração que são capazes de despertar nos adolescentes.

Elas fazem parte do contraditório, pois são capazes de atrair a adolescência, apesar de seus inúmeros perigos, e ao mesmo tempo trazer a solidão aos mesmos.

Digo isto ao recordar que há poucos dias uma amiga minha, mãe de um casal de adolescentes, chegou para mim e disse: “ontem a internet lá de casa ficou fora do ar por quase 15 minutos, tempo suficiente para deixar meu filho mais novo, com tamanho mau humor que a melhor opção que encontrei foi não falar com ele”.

O papel das mídias eletrônicas!

Daí então começamos a discutir o papel da internet e do celular bem como o valor destes, principalmente junto aos adolescentes. Falamos desse deslumbramento que conseguem causar, o quanto elas são necessárias no lazer, no trabalho, nos estudos, nas finanças e comunicação, ou seja, praticamente em todas as atividades.

O mais preocupante é que as mídias eletrônicas, possuidoras de tantos poderes, se tornaram parte dos adolescentes e ao mesmo tempo em que fornecem relevantes serviços, também são capazes de causar grandes problemas.

Basta ver os adolescentes que são vítimas de cyberbullying: eles sofrem muito ao vivenciar tal situação, mas preferem sofrer a abrirem mão das mídias eletrônicas. Eles não conseguem imaginar suas vidas sem um celular ao lado.

Eles precisam deles constantemente, pois via internet é possível, além de receber e enviar as mensagens pontuais, fazer novos amigos ou renovar aquelas amizades às vezes um pouco esquecidas.

E com isto aprender, descobrir, concordar ou discordar, tudo numa interação que somente as mídias eletrônicas e seus poderes conseguem fornecer aos adolescentes.

O contraditório das mídias eletrônicas!

O grande poder das mídias eletrônicas está em sua contradição, pois com a mesma facilidade com que conseguem aproximar as pessoas, conseguem também o isolamento das mesmas.

Isto pode ser observado a qualquer momento e em todos os lugares: nas casas, escolas, ruas, filas, transportes, todos estão “conectados”, cada um no seu mundo, necessidade vital na chamada era digital.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 21/08/2017
Código do texto: T6090806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.