Interior de Igor Gomes

Saber das coisas da terra, saber-se terra. Emoldurar a terra em um tempo único, singular, eterno. Eterna terra...
A memória dos tempos antigos repetida à exaustão pela tradição se revela na fotografia de Igor Gomes no livro Interior de sua autoria. E não só isso... Também estão lá a fascinação desmesurada e o desamparo calculado do homem e da mulher do interior, do homem e da mulher do campo, especialmente em fotos do livro acima citado de 2011, no qual o fotógrafo demonstra todo o sabor e o saber da imaginação, memória, matéria e tempo do interior do Estado do Paraná, sua terra natal.
As raízes registradas pela casa, pela linha do trem, pelo pinheiro, pela vendinha... levam a este mundo mágico perdido em alguma dimensão dos nossos sonhos de uma vida simples. Sua criação artística traz “o esquecimento” por via da memória, resgatando, por assim dizer, o que foi perdido numa temporalidade no presente, na qual percebemos o quanto de lembranças e tradições nos foi tirado...
Do contato diário com o natural nasce a imagem-quadro fotografada em espaços que remetem tanto à sua maior grandiosidade de espaços, por vezes, quanto à sua extrema familiaridade íntima, noutras vezes. Estabelecendo fortes e sutis contornos de verdades que são trazidas à tona...
A natureza se mistura com a vida cotidiana dos homens e mulheres do ambiente rural em uma estonteante e inusitada estética de fotografia artística. Viajar neste tempo imorredouro do passado, que se faz presente, é transmutar recordações e nostalgias de tempos anteriores ao nosso... E criar o futuro na atualidade de imagens contemporâneas que trazem luz, esculpem luz, plenas de beleza nova e inspirada.

Mauricio Duarte

O livro bilíngue (português/francês) Interior de Igor Moreira Gomes, editado pela ALACS (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná), conta com capa dura, miolo em papel couché, 99 fotografias artísticas e 112 páginas.  Está à venda.  Para adquirir, favor entrar em contato comigo, Mauricio Duarte, ou com o próprio autor, Igor Gomes.

Contatos com o artista -
Telefone: +55 41 9997-7615
E-mail: imgart10@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/igor.moreiragomes
Site: http://www.igorgomes.com.br/

Leia mais em: https://www.revistasinestesia.net/visualis-mar2017
Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) e Igor Moreira Gomes
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 10/04/2017
Código do texto: T5967237
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.