Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

JOSÉ LINS DO REGO E O ROMANCE "PUREZA"

Este pequeno estudo é apenas uma síntese de um trabalho maior que eu possuo. Trata-se mais de um Ensaio do que própriamente de um trabalho acadèmico.
PUREZA, foi o Romance do grande escritor que alterou o rumo que ele vinha perseguindo, até então. Não se trata de uma obra secundária como querem alguns, até então, José Lins, vinha seguindo uma linha Costumbrista desde MENINO DE ENGENHO. Pureza, escrito em 1937. É o primeiro romance Introspectivo de José Lins do Rego, a paisagem é de uma região bucólica do Nordeste, e isto realmente traz uma certa atmosfera å Jean Jaques Rousseau, dada as descrições do lugar. Mas trata-se de introspecção e parece que a grande mola propulsora do Romance  é a doença ou neurose (No caso a Tuberculose). O romance leva o nome de uma Estacão Ferroviária da antiga "Great Western" e existente até hoje  (faz parte do município de Timbaúba, no norte do Estado de Pernambuco) Talvez com esta mudança de rumo literário: José Lins, tenha feito uma experiência ou melhor "afinado os seuus instrumentos para depois realizar a sua obra prima que é sem dúvida o Romance FOGO MORTO.
Marco benfont
Enviado por Marco benfont em 06/08/2017
Reeditado em 06/08/2017
Código do texto: T6075904
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marco benfont
São Paulo - São Paulo - Brasil, 58 anos
43 textos (1339 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 06:46)
Marco benfont