Prefácio

Compartilho com você, meu caro leitor, o prefácio do meu novo livro: "A menina que guardava sentimentos". O mesmo pretendo publicá-lo em breve. Agradeço ao Joandeson pela dedicação em escrevê-lo:

Somos poetas, somos amantes da vida, dos sentimentos, de uma expressividade que explode do coração e se personifica na união das palavras colocadas no papel. O saudoso poeta e literário Fernando Pessoa já dizia “A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta” e é neste multi-universo da literatura cultural que em nossas mãos chega mais uma formidável obra de nosso renomado autor Assis Silva. A menina que guardava sentimentos é uma belíssima obra onde o leitor vai experienciar por meio de cada palavra a grandeza mágica da magistratura poética.

Nos poemas que compõem esta obra, tenazmente vemos a natureza do sentimento humano personificado na figura de uma jovem menina que numa realidade bastante simples, é nutrida por experiências de seu cotidiano onde a sua forma de viver marca profundamente sua natureza e de todos aqueles que ao mergulharem no universo poético deixam florir as maiores branduras do ímpeto lirismo.

Cada linha descrita é uma lauda do saber que promove no seio do próprio poeta inquirições e a nós amantes de uma boa leitura. A expressividade contida no seio desta obra evoca uma profunda reflexão sobre a grandeza da palavra sentimento, ou seja, assoma-se a sensibilidade, ao caráter da percepção, da consciência íntima e até mesmo de nossas qualidades morais.

Assim, ao ler cada entrelinha desta magna literatura não busque explicações de caráter lógico, mas extraia ao máximo, os sentimentos que advêm em seu coração, as palavras que fascinam e encantam, faça dela a sua linguagem no tocante da alma para que amor brote. Pois, poesia é uma arte que encanta e viraliza a natureza do ser poético, ela desperta para os sentimentos, comove e sensibiliza. Com efeito, nos diz o saudoso Rene Char “ A poesia é o amor realizado do desejo que permanece desejo”.

Joandeson Ferreira Pinheiro Souza