Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escola de qualidade para todos: Cândido Alberto Gomes, concurso para diretor de escola do Estado de São Paulo, 2017.

 

A educação é vista pelo autor em diversos aspectos  e análises.  Portanto, a rigor como construir um projeto pedagógico coerente, objetivando qualidade pedagógica  para todos, em escolas complexas do ponto de vista da realidade dos alunos.  múltiplas mentalidades.

O trabalho concentra na seleção das diferenças em referência  os  aspectos culturais diversos dos alunos de cada escola, o que denomina de  culturas variáveis.  As diferenças se dão dentro das escolas.

 O projeto político pedagógico, precisa levar em consideração as diferenças, entretanto, deve ser montado, fundamentado na literatura nacional e internacional.

O que não pode deixar de ser considerado é a realidade dos alunos, os graus de maturação cultural, ação pedagógica elaborada a partir exatamente das mentalidades heterogêneas.

Desse modo, é fundamental considerar as origens sociais dos alunos, como deve efetivar a gestão democrática e educacional.

Importante, avaliação dos modelos curriculares, a melhor adaptação em relação a realidade da escola e dos educandos.

A estrutura curricular educacional é semelhante a uma cebola, com diversas camadas, em metáfora as diversas fases do ensino aprendizagem que influenciam dialeticamente ao mecanismo da cognição.

Tudo deve ser considerado no desenvolvimento do ensino aprendizagem, instalações, o tempo letivo, a preparação dos professores, ambiente escolar e a gestão democrática.

A formação da turma, como é a realidade de cada sala de aula, do meio de onde vieram os alunos, as diferenças culturais.

Desse modo, é possível a atuação pedagógica sobre fatores intra-escolares, no âmbito de cada especificidade.

No uso permanente e crítico das literaturas diversas, considerando os aspectos dos países em desenvolvimentos e economias desenvolvidas, cujo espírito simbiótico leva a compreensão crítica das realidades propostas.


Edjar Dias de Vasconcelos.
Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 03/03/2017
Reeditado em 03/03/2017
Código do texto: T5929146
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Edjar Dias de Vasconcelos
São Paulo - São Paulo - Brasil
1847 textos (110473 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/09/17 04:51)
Edjar Dias de Vasconcelos