ANÁLISE LITERÁRIA - "VÉRTICE LUNAR" - POR RENATO DE PASSOS BARROS

ANÁLISE LITERÁRIA DO SONETO VÉRTICE LUNAR - POR RENATO DE PASSOS BARROS

De toda manifestação artística que não lida com a expressão visual a Literatura é a maior potencializadora de produções imagéticas. E dentro da Literatura, o verso talvez mais do que a prosa. "Vértice Lunar", soneto decassílabo da poetisa Edna Frigato, ilustra muito bem tal postulado. Belíssimo poema lírico cujo tom narrativo sugere ao leitor enorme potencial criacionista de imagens nítidas sobre o cenário onde ocorre a declaração de amor do eu-lírico feminino. A supremacia dos sintagmas nominais caracterizadores (os adjetivos) em detrimento às outras classe morfológicas (substantivos, verbos, pronomes, etc.) colabora para a descrição desse espaço físico, palco de um amor, naquele instante, platônico.

Portanto, os substantivos de maior relevância interpretativa são intensamente adjetivados com vocábulos de significação positiva, tornando o texto poético ainda mais belo, romântico e idealizado. Nesse sentido, as palavras: "noite", "dia", "aro", "luz", "estrelas", "reino", "olhar", "amor", "vértice" carregam os adjetivos "esplendorosa", "finado", "[da lua] prateado", "formosa", "melindrosas", "apaixonado", "sutil", "encantado", "áureo", "perfeito", "lunar". Tal constatação apenas sustenta a hipótese de que a intenção da autora do poema era aproximar seu leitor o máximo possível do local onde o eu-lírico confessa o seu amor. Simultaneamente descrito no texto, tal cenário gera uma saudade ainda maior do objeto amado.

"Vértice Lunar" é o "aro prateado da lua" como ponto mais alto e oposto ao eu-lírico. Mas também pode a lua significar o ponto equidistante entre o eu-lírico e seu amado se este também estiver namorando a lua no exato momento confessional da poetisa e houver reciprocidade saudosista. Daí que amante e amado estarão em lados opostos pelo vértice: o vértice lunar. Nesse caso a lua é um dos elementos poético representativo de todo o texto. Ela é uma das metonímias do soneto. Os outros dois elementos representativos são os olhos (negros como a noite) e o espelho d´água representando a troca apaixonada de olhares: "Lembra-me os olhos dele a noite breu / Qual espelho d´água onde vejo os meus".

É nesse exato momento (no primeiro terceto) que a epígrafe com Vinícius de Moraes (inter) textualiza todo o poema. Já no último terceto, o eu-lírico feminino deixa escapar que esse amor não é tão platônico assim. Ao contrário, pressupõe-se que é uma separação momentânea e que tal relacionamento é tão real quanto concreto quando a autora reivindica fazer abrigo no peito do amado e usa, finalmente, o pronome adjetivo indicador de posse na primeira do plural "nosso" em "(...) nosso áureo amor perfeito", encerrando o soneto com um tom sereno predominante em toda a sua unidade, contrapondo-se, radicalmente, ao descabido passionalismo dos poetas românticos canônicos, escolásticos ou populares.

Portanto, Edna Frigato usa, em "Vértice Lunar", uma linguagem essencialmente figurativa e alegórica, apresentando elementos metonímicos do conteúdo temático pertinentes ao Lugar Poético descrito: "a noite esplendorosa"; "o aro da lua prateado"; estrelas melindrosas" tudo isso adornando o seu "sutil reino encantado". Apesar do discurso saudosista e da autora reclamar a ausência temporária do amado, "Vértice Lunar" não apresenta o sentimentalismo das Canções de Amigo medievais ou o tom lírico pueril do Romantismo escolástico. Mas apresenta sim, um vocabulário, esteticamente pictórico, e uma fluência rítmica tão elegante quanto clássica proporcionada pelos versos decassílabos. Parabéns, poetisa! Por mais uma Obra de Arte Literária!

(Renato Passos de Barros)

Edna Frigato
Enviado por Edna Frigato em 04/07/2016
Reeditado em 05/10/2016
Código do texto: T5687024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.