PREFÁCIO DA ANTOLOGIA POETIZANDO A VIDA -DOMINGOS PASCOAL
 
Está acontecendo entre nós sergipanos um movimento muito bom rumo ao livro, a leitura e a produção do conhecimento literária. Já é perceptível a diferença em muitas escolas publicas e particulares onde gestores, professores e alunos, estão atentos a estas animadas mudanças e procuram e seguem o mesmo caminho, se interessando mais, lendo mais e, sobretudo, escrevendo também, o que, lamentavelmente, quase não faziam até então.

O Livro que você tem em mãos, produzido por esta inquieta e incansável Educadora Cris, é um produto desta semeadura feita por um grupo de professores, pensadores e agitadores culturais e literários que vêm se articulando desde 2009 em torno da ideia de que é possível sim, se fazer literatura de primeira e inclusiva no estado de Sergipe.

Estes “construtores do bem” chegaram - eles sempre chegam, - e, vão fazendo ouvidos moucos aos críticos de plantão seguem em frente e, de cabeça erguida, vão semeando a boa semente, sempre em frente, basta que vislumbrem a possibilidade para seguir.

Seus objetivos são criar espaço, abrir portas, construir pontes... Foi o que aconteceu, bastou que fosse acesa a centelha mágica com o I Encontro de Sergipano de Escritores, Instalação da primeira Academia Literária no Município de Nossa Senhora da Glória, (2012) e lançamento da Seleta do I Encontro Sergipano dos Escritores, (2013), este livro transformou-se num marco e, em 2014, neste mesmo modelo vieram: a I Antologia da BCVL, “O Futuro nos Pertence”, a Seleta do II Encontro Sergipano de Escritores, a I Seleta do Encontro Canindeense de Escritores, a I Abre Alas, I Antologia Loja Maçônica Cotinguiba, a I “História de Alunos” do Colégio Estadual prof. Fernando Azevedo de Dores...

Em 2015: a Seleta do III Encontro Sergipano de Escritores, a II Seleta do Encontro Canindeense de Escritores, a II Antologia BCVL, “Poetizando a Vida”, II Antologia da Loja Maçônica Cotinguiba, a I Seleta dos Alunos do Colégio Benedito Figueiredo, a I Seleta EGE - Encontro Gloriense de Escritores, a I Antologia dos Escritores Montealegrenses e Convidados e a II “História de Alunos” do Colégio Estadual prof. Fernando Azevedo de Dores.

Estes sãos os livros socializados onde cada exemplar comporta de quarenta a cem escritores cada. Mas, teve também, os livros individuais que foram produzidos e lançados de norte a sul do estado de Sergipe, também estimulado e propulsionado por esta ideia iluminada de que é possível sim, fazer.

E, Devemos também creditar a esta ideia novidadeira, a criação de treze Academias Literárias, dois Clubes Literários, o Café Poético Sergipano, Sarau de Mulheres, o Escritor na Livraria, o Escritor vai a Escola, o Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba...

Pois é, não há como pensar diferente, está de fato, havendo um movimento muito bom resta-nos aproveitar. Pois, como se diz “durante as chuvas, fica mais fácil juntar água”. Cris Souza, uma das idealizadoras deste “porvir” está fazendo a parte dela nos legando esta Seleta “Poetizando a Vida”.

Vamos em frente fazendo sempre um pouco mais, dando um passo extra, indo um pouco além da “normose” da vida, fazendo a diferença rumo ao sucesso de todos, pois devemos buscar a excelência para todos e, ela não é tão fácil e nem gratuita, mas, os idealistas estão dispostos a insistir sempre, e a pagar por ela, se necessários for, para que o melhor aconteça. Avante, há muito que fazer. Sigam-nos os bons!
Domingos Pascoal
Enviado por Educadora Cris Souza em 29/06/2016
Reeditado em 08/07/2016
Código do texto: T5681980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.