A PRINCESA PROMETIDA

No filme, a história é narrada pelo avô de um garoto, antes dele dormir. Chama-se:

"A Princesa Prometida," baseado no roteiro da belíssima obra de William Goldman, que fora escrita no ano de1987. Apesar de ser uma ficção, o romance tem muitas cenas de aventura, suspense, drama, humor, e algumas surpresas reservadas. É todo gravado com atores reais exceto em duas cenas, uma no início e outra quase no final, com "ratos gigantes" e com a aparição de um "monstro marinho" logo na segunda parte do filme que apenas passa metade submerso às águas próximo ao barco, fazendo um canto esquisito que caracteriza suspense. A atriz Robin Wright faz a protagonista, o ator Cary Welves é o co-adjuvante do longa. Filmado em um cenário belíssimo, dígno de muitos aplausos...

A 'estória':

Em um reino de fantasia, a bela princesa Buttercup (Robin Wright) se apaixona por Westley (Cary Welves), um camponês, eles decidem fazer um 'pacto de amor.' Só que logo depois ela recebe a notícia que ele fora morto pelo temível Pirata Roberts, o flagelo dos mares.

Amargurada, Buttercup acaba por aceitar o pedido de casamento do sinistro príncipe Humperdinck (Chris Sarandon), que só tem uma única intenção com o casamento, anexar o reino de Buttercup ao seu. Parte do plano dele seria ganhar o máximo de dinheiro possível com o casamento, Humperdink simula o sequesto de Buttercup para pedir resgate ao rei.

O trio de sequestradores é formado pelo baixinho insuportavelmente inteligente Vizinni, pelo espadachim de seis dedos Inigo Montoya e pelo gigante aparentemente lento Fezzik. E quem aparece para tentar salvá-la? O temível Pirata Roberts!...

Contando desta maneira simples, parece mais uma 'sessão da tarde' bobinha, só que o filme tem muito mais do que isto. Maravilhosamente escrito por Goldman, a 'estória' é, a todo tempo, interrompida pelos comentários do garoto e de seu avô, com idas e vindas sendo influenciadas por seus comentários, além de um humor sofisticado, que engana pela simplicidade.

É daquele tipo de filme que dá para você assistir com sua mãe, seu filho, sua avó, sua amante, sua empregada, seu contador, que todos irão gostar... o que só acentua o mistério de sua pouca notoriedade no Brasil. Detalhe para a coreografia final no confronto entre o Pirata Roberts e o espadachim Inigo Montoya. E um desfecho recheado de muitas surpresas, inclusive para a Princesa, que terá algumas revelações especiais na história. Tudo com muito suspense e romance!

Já no duelo final entre o Pirata Roberts e sequestrador Vizinni, uma cena que é deixar todo mundo de olhos arregalados e queixo caído de tanto suspense. Para esse duelo, Roberts propõe a ele um duelo sem armas sem as espadas, sem o confronto corpo-a-corpo, inclusive ele até se senta em uma pedra sobre as rochas no alto da montanha onde estão, e pede para seu oponente sentar-se também, para explicar-lhe como vai ser esse duelo final. "Sente-se... Eu tenho aqui, neste frasco de vidro - diz o Pirata Roberts, Cicuta, um veneno letal que não tem cheiro (odor), nem cor (incolor), e nem sabor (insípido), mas que é capaz de 'derrubar' um homem em poucos instantes... irei por uma quantidade de Cicuta em uma dessas duas taças com vinho enquanto você vira-se de costas, em seguida, você vira-se, novamente, de frente pra mim e irá escolher uma das duas taças para eu tomar e pegará a outra que você deverá tomar, nós iremos beber ao mesmo tempo; aquele que tomar a taça sem o veneno será, logicamente, o vencedor do duelo. E ficará com a princesa, 'estamos combinados assim, então!'" Ok.

E assim foi... antes de escolher qual taça iria tomar, Vizinni faz uma série de argumentações/suposições para tentar adivinhar em qual taça estaria o veneno. Roberts apenas o assiste serena e calmamente sua apresentação. Em seguida, Vizinni pega uma das taças e entrega a Roberts e fica com a outra, tomam tudo e ao mesmo tempo. Então, Vizinni termina dando gargalhadas! Logo em seguida, um dos dois cai no chão desacordado já desfalecido perdendo os sentidos de forma acelerada devido o efeito do veneno.

A princesa assistindo a tudo ali próximo a eles, mas que estava com pés e mãos amarradas, e com uma mordaça na boca, se assusta! Quando o vencedor do duelo tira sua máscara ela tem uma revelação, em seguida ele retira suas amarras e mordaça. Então ela pergunta a ele: "Como você sabia em qual das taças estava o veneno?..." (muito suspense! a resposta que ela houve do vencedor do duelo é de arrepiar!).

Bom, a resposta...? Deixarei que meus leitores e leitoras leiam o livro e/ou assistam ao filme para saber. Senão, vai estragar toda a emoção de vocês, pois quando se vai assistir a um filme acompanhado de alguém que ainda não conhece a história, nunca se deve contar o fim da história.

-------------

Eu, Fabinho, indico esse filme, bem como a leitura do livro, é uma história belíssima...

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 12/06/2016
Reeditado em 23/12/2018
Código do texto: T5664700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.