ANÁLISE LITERÁRIA - "O CORVO" - POR RENATO DE PASSOS BARROS

A metáfora cristalizada do "corvo" como prenúncio da morte já visitou a inspiração de grandes escritores da Arte Literária (Edgar Allan Poe, James O'Barr, irmãos Grimm), no entanto, não é o objetivo deste humilde adendo analítico confabular intertextualidades possíveis e forçadas do poema "O Corvo" de Edna Frigato com outras literaturas de mesmo tema. Nesse belíssimo soneto, a simbologia do Corvo como mensageiro da morte ganha status de Alegoria e será o eixo sintagmático das impactantes imagens cinematográficas que a linguagem poética frigatiana irá proporcionar na mente do leitor apaixonado por Literatura.

Já na primeira estrofe, o sujeito-poético anuncia a chegada do corvo e, com ele, os revezes da vida: "Um corvo negro me trouxe maus agouros" (...) / "Pousou minha cabeça e tingiu meus louros". Vale ressaltar que, de maneira sutil (ou talvez nem tão sutil assim para o bom leitor), a narrativa esclarece: não é a morte, propriamente dita, que está "envelhecendo" (tingou meus louros) ou trazendo má sorte para a primeira pessoa, mas sim a presença do Corvo, ou seja, o pressentimento de morte.

A narrativa poética do soneto facilita a criação de imagens do Corvo perseguindo o eu-lírico: "Corro me disfarço e ainda assim escuto / O chamado da morte ao meu medo alheia", entretanto, tais movimentos são também signos da mais antiga e inglória guerra da Humanidade: a luta contra a morte e o desejo, às vezes, inconsciente de eterna juventude.

Nas duas últimas estrofes, segue a narrativa descrevendo agora os sentimentos do sujeito-poético diante do inevitável fim: "Petrificada morrem-me os movimentos / Trêmula balbucio meu último arpejo / Ao sentir da morte o fatídico beijo". Numa linguagem pujante, a estética frigatiana continua o relato imagético e, nele, a morte personificada rouba a cena: - com um beijo de cinema - "finaliza" a fragilizada primeira pessoa poética.

Com imagens fúnebres... noturnas... e elegias cantadas num fundo musical imperceptível, trata o último terceto da permuta de planos existenciais: "Já do outro lado, sinto gélidos ventos / Açoitando sem dó o meu mórbido espírito / Junto aos proscritos que me recebem em rito". Porém, essa nítida e fabulosa passagem do plano material para o espiritual, são, novamente, metáforas que, como já foi dito anteriormente nesta análise, remetem o leitor ás vivências do cotidiano. Nesse sentido, todo o poema pode estar se referindo à morte de uma fase da vida e o surgimento de uma nova fase ainda desconhecida (daí, o açoite do mórbido espírito). E escreve-se "pode", nesta Análise, porque existem tantas outras interpretações quantas forem permitidas pelo próprio texto: Fenomenologia da Arte Literária.

De qualquer forma, "O Corvo" ratifica o estilo poético do vasto repertório literário frigatiano. Com uma escolha vocabular suculenta, Edna Frigato constrói, para os fãs do cenário gótico, um belo quadro de múltiplas imagens mórbidas e fúnebres, adicionando, em congruência poética, ingredientes simbolistas e de Augusto dos Anjos. Este valioso soneto hendecassílabo deve ser emoldurado e pendurado no quarto de todos os leitores amantes da Literatura corajosa e de rupturas. Parabéns, Edna Frigato! E obrigado por mais este presente poético!

(Renato Passos de Barros)

**********

A tua perspicácia analítica Renato, não me surpreende mais, pois bem sei do potencial que habita cada cômodo da tua intelectualidade e privilegiada inteligência. A cada análise você aprofunda o corte na poética e, como um exímio cirurgião do corpo poético e estrural do soneto traz à luz revelações magníficas, extraordinárias e belíssimas do ponto de vista literário deste. Levando em consideração que suas inserções literárias são fundamentadas, balisadas por elementos semânticos e sintáticos, os versos analisados por ti podem até ter uma outra versão, mas jamais serão contestados ou refutados. É admirável teu profissionalismo! Me curvo a beleza da tua análise e com o coração banhado em gratidão te beijo.

(Edna Frigato)

Renato Passos de Barros
Enviado por Edna Frigato em 26/05/2016
Reeditado em 05/10/2016
Código do texto: T5647584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.