Filhos da Terra



Li Filhos da Terra, livro de crônicas de J Estanislau Filho. Parabéns, amigo. A soltura de suas páginas não me engana e creio compreender o esforço diário para pensar as palavras mais aptas a seu pensamento, as frases adequadas a cada diálogo e a maneira mais artística de desenvolver o enredo das situações em que seus personagens se encontram e desencontram, caminhando para seus destinos. Creio adivinhar que você adora escrever e eu gostei de ler suas linhas e seus pensamentos.
      Faz não muitos anos li alguns escritos seus. Parece que você avançou muito na arte de comunicar suas ideias. Suas crônicas desabrocham no encanto desse gênero literário, simples, surpreendente, do cotidiano em sua pureza estética, estilo a gosto dos mineiros, leitores e escritores.
        Assassinato em Buganville tem um final surpreendente. É bom deixar que o leitor adivinhe e complete a história com a própria imaginação. Esse é o segredo da crônica, que você trabalha tão bem em Um Homem Magro, O Artista de Jogos Malabares, Ladrões de Flores, etc. Às vezes você é sutil, deixando algo para o leitor adivinhar.
     Alusões a pessoas que poucos conhecem, como Berzé em Bichinho, dão alegria aos que conhecemos esses amigos.
      "A Morte como Companheira" me pareceu original, com belas surpresas. O fecho poético das crônicas me pareceu criativo e sugestivo. A poesia ainda deixa um espaço para o leitor navegar nos seus próprios pensamentos.
      "Os Filhos da Terra" se situa numa tradição literária em que se envolvem fatos e discussões políticas, emoções fortes, análises psicológicas, amores com pitadas de sexo e drogas, doenças, vitórias e derrotas. O mundo moderno dos bairros populares salta aos olhos através de uma família e seus amigos. São únicos e protótipos da complexa sociedade de nossas comunidades populares.

Um grande abraço.

Ignácio Hernandez

Ignácio Hernandez é autor de Estação Eldorado, Memória Operária, entre outros.


Este é o meu quinto livro, o segundo de prosa, lançando em 2009, juntamente com Todos os Dias São Úteis (Poesias) - Edição do Autor - esgotado, mas é possível encontrá-lo na Livraria Popular e Livraria Leitura de Contagem, ou ainda na Estante Virtual.

Tenho à venda dois livros em um: A Moça do Violoncelo-Estrelas. Quem tiver interesse, entre em contato.

www.jestanislaufilho.blogspot.com