Análise da Saga “Harry Potter”, de J.K.Rowling

A escritora britânica, Joanne Kethleen Rowling, ou, simplesmente J.K.Rowling, nome que assina suas obras, tem grande poder de prender os leitores, não apenas crianças e adolescentes, mas de todas as faixas etárias. Criadora do universo fabuloso e mágico do bruxo Harry Potter, escreveu uma seqüência de sete livros da saga. O sucesso foi tamanho que acabou virando filme e, mais uma vez, sucesso de bilheteria em todo o mundo. Joanne, como era de se esperar, foi à primeira mulher a ficar milionária através do exigente mercado editorial, com um patrimônio, atualmente, avaliado em $ 100 milhões de libras, moeda da Inglaterra e vencedora de diversos prêmios importantes da Literatura Britânica.

J.K escreveu seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, sem nenhuma pretensão, apenas como meio de entreter seu filho, quando o mesmo chorava a noite. O livro, narrado em terceira pessoa, sempre mostra em ricos detalhes, a visão do narrador. A impressão que temos ao lermos Harry Potter é a mesma de ler um roteiro cinematográfico. No entanto, quem lê com satisfatória atenção, é possível perceber grandes furos na trama, natural de uma gênia como ela. Nos livros seguintes não são diferentes. O contexto que versa a história é, basicamente, um menino que fora deixado, ainda bebê, na porta dos tios, pois seus pais foram assassinados por o grande vilão da trama, Lord Voldemort. Este, até o quarto livro, aparece na história de forma sorrateira, apenas como uma lembrança ou um mero “parasita”, mas que vai ganhando notório espaço nos últimos livros. Harry vive cercado de amigos, em especial, Rony e Hermione, que os conhecera no primeiro ano em que descobriu que era bruxo e que ingressara na escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

Ler Harry Potter é uma experiência única. Apesar de, apenas os dois primeiros livros da saga ter menos de 400 páginas, não é uma leitura cansativa, pelo contrário, o suspense e a ansiedade por o desdobramento dos fatos nos prendem, literalmente, a esse grande sucesso até a última página.