O Pequeno Príncipe e a Bíblia pt. II

Sobre a Amizade

Saint Exupéry no livro O Pequeno Príncipe disse:

" As pessoas grandes adoram os números. Quando lhes falamos de um novo amigo, elas jamais se interessam pelo essencial. Não perguntam nunca: Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que coleciona borboletas? Mas perguntam: Qual é a sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai? "

C. S. Lewis escritor cristão escreveu algo semelhante em sua essência, no livro Os Quatro Amores:

"Você se torna amigo de alguém sem saber ou se preocupar se ele é casado ou solteiro ou como ganha a vida. O que todas essas “coisas desprezíveis e rotineiras” têm a ver com a pergunta real: “Você vê a mesma verdade?” Num círculo de amigos verdadeiros cada homem é simplesmente o que é: não representa nada além dele mesmo. Ninguém se importa absolutamente com a família, profissão, classe social, renda, raça ou história prévia do outro. Você irá naturalmente ficar sabendo sobre a maior parte dessas coisas no final, mas casualmente. Elas virão aos poucos, para fornecer um exemplo ou uma analogia, para servir de ganchos para uma anedota, mas nunca por si mesmas. Essa é a realeza da amizade."

Lewis também disse:

"Não já livro que valha a pena ser lido aos dez anos de idade, que não seja digno de ser lido aos cinquenta."

Por isso O Pequeno Príncipe é um livro que vale a pena ser relido quando adultos.