MAIO AMARELO: OS(AS) CICLISTAS E O TRÂNSITO

Maio: o mês escolhido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no ano de 2014, enquanto ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir questões que envolvem a mobilidade viária, engajar-se em ações e propagar conhecimento acerca da segurança no trânsito. (trecho retirado do site do ONSV e modificado)

De acordo com dados de 2023 da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 1,19 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito. Desse total, mais da metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Um relatório da OMS, o Status Report on Road Safety, enquadrou o Brasil como o terceiro país com o maior número de mortes nessa categoria, ficando atrás apenas da China e da Índia, respectivamente.

Segundo dados do Cyclist Safety: an information resource for decision-makers and practitioners da OMS, em torno de 41.000 ciclistas morrem anualmente ao redor do mundo.

Dados da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) sustentam que o Paraná ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de ciclistas no trânsito, perdendo apenas para o estado de São Paulo, que segundo dados de 2023 do Observatório da Bicicleta, registra quase uma morte de ciclista por dia. Ainda de acordo a associação, mais de 17% das mortes acontecem em São Paulo, 9,6% no Paraná e 9,3% em Santa Catarina.

Dados do observatório, também do ano de 2023, indicam que Curitiba está entre as três capitais com o maior número de mortes de ciclistas proporcionalmente à população, juntamente com Goiânia e Recife.

Seguimos na luta por um trânsito mais seguro para os(as) ciclistas e por leis de trânsito mais rígidas!

Texto escrito por Jéssica L. Flores l Acadêmica de Bacharelado em História da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e ciclista 🚲

REFERÊNCIAS

ABRAMET: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRÁFEGO.

ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. REVISTA DA USP. 2022.

CAPITAIS BRASILEIRAS MAIS PERIGOSAS PARA CICLISTAS: GOIÂNIA, CURITIBA E RECIFE. OBSERVATÓRIO DA BICICLETA. 2023.

CYCLIST SAFETY: AN INFORMATION RESOURCE FOR DECISION-MAKERS AND PRACTITIONERS. WORLD HEALTH ORGANIZATION.

ESTADO DE SÃO PAULO REGISTRA QUASE UMA MORTE DE CICLISTA POR DIA. OBSERVATÓRIO DA BICICLETA. 2023.

GLOBAL STATUS REPORT ON ROAD SAFETY. WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2023.

MAIO AMARELO: A MAIOR MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM PROL DE UM TRÂNSITO SEGURO. OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA.

TRÂNSITO BRASILEIRO: 45 MIL MORTES e R$50 BILHÕES DE PREJUÍZO ECONÔMICO. TV SENADO. SENADO FEDERAL. 2022.

ROAD TRAFFIC INJURIES. WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2023.

Jéssica Flores
Enviado por Jéssica Flores em 01/05/2024
Código do texto: T8054107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.