HISTÓRIA - Protestantismo: Lutero: polêmico, inquieto, desafiador, temeroso, corajoso reformador ...

Poderíamos enumerar as contradições do homem Lutero. Ora revoltado com os paradoxos da Igreja católica e questionava as indulgências, ora receoso de dividir a Igreja de Cristo. Durante a juventude, pesou em fugas a mosteiro para nao ser preso e enfircado. Porque matou colega de escola por ter tirado nota maior do que Litero. ------ Há interessantes e diversos estudos da personalidade e suas inquietações épocas. Recentemente, vi as 5 partes do documentário com contextos aos poucos das questões de Lutero e o impacto de suas ideias. ------ Recomendo os videos de Rogério Inachev. Frederico III o protegia na Saxônia enquanto Carlos V o excomungou da Alemanha. Nesse tensão, Lutero viveu até morrer com o ataque cardíaco. Só em 1529, o termo protestante surgiu aos adeptos de Lutero. Depois, os reis definem a fé do reino: ser catolica ou protestante. As dietas (convocao politica e religiosa) foram esforços de dissuadir Lutero de suas obras. Mas, sem êxito, ocorreram 2 Concílios (convocações de bispos) Latrão e Trento (maior longo da História da Igreja Católica Apostólica Romana com presença de luteranos entre 1545 e 1566; interrompido por guerras e pestes na Europa). A Igreja confirma a Vulgata. --------- Hoje, a Igrejas católica e Luterana conseguem dialogar e se respeitarem, cada qual com suas idiossincrasias e teologias.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 30/04/2024
Reeditado em 14/05/2024
Código do texto: T8053420
Classificação de conteúdo: seguro