Dia das Mães

O segundo domingo de maio foi escolhido em boa parte do mundo para homenagem às mães. Esta ideia surgiu em Grafton, pequena cidade de West Virgínia, Estados Unidos da América. Conta a história que uma jovem chamada Ana Jarvis, que perdera a sua mãe com o mesmo nome, quem iniciou o costume de reverenciar em cerimônia religiosa e familiar a memória da mãe, no segundo domingo de maio de 1907.

No ano seguinte, a 10 de maio de 1908, Ana Jarvis propôs em sua Igreja Episcopal, pela qual sua mãe havia trabalhado, que a homenagem se estendesse a todas as mães. Em 26 de abril de 1910, o governador do estado de West Virgínia, Willian E. Glasscock, oficializou a cerimônia estadual. E em 1914, o presidente dos EUA, Woodrow Wilson assinou na presença de Ana Jarvis o decreto pelo qual a data seria comemorada em todos os EUA.

No Brasil, a introdução do Dia das Mães foi feita pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a 12 de maio de 1918, também pela primeira vez na América do Sul.

Hoje quase todos os países do mundo celebram com amor e carinho o Dia das Mães.

(Acadêmico de Direito, Educação Moral e Cívica, Universidade de Rio Verde, Goiás, 1986-1991)

(Do meu livro Nova Oportunidade, editora Contato Comunicação, Goiânia, Goiás, 2024)

Goiânia, 12-05-2024

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 12/05/2024
Código do texto: T8061372
Classificação de conteúdo: seguro