OTÁVIO BARROS, Jornalista Pioneiro e Grande Historiador do Tocantins

Otávio Barros (1941-2022), um nome que é sempre lembrado com respeito e admiração entre todos aqueles que conhecem a história e a cultura do estado do Tocantins. Pernambucano de nascimento, mas tocantinense de coração, ele deixou um belíssimo legado que orgulha não apenas o povo tocantinense, mas todos aqueles que tiveram a honra de conhecer e conviver com esse nobre cidadão.

Otávio Barros foi mais do que um jornalista; foi um verdadeiro guardião da história e da cultura do nosso querido Tocantins. Escritor, historiador, professor, palestrante, intelectual, memorialista, biógrafo, ativista cultural e um pioneiro no jornalismo tocantinense, ele dedicou sua vida a documentar e preservar a rica história da região.

Natural de Ouricuri, sertão de Araripe, Pernambuco, Otávio Barros chegou a Araguaína na década de 1970. Sua influência e contribuição foram tão significativas que ele foi agraciado com o título de cidadão araguainense pela Câmara de Vereadores.

Em 1987, Otávio Barros lançou "Breve História do Tocantins", a primeira obra a relatar a história do estado, marcando seu nome na literatura regional.

Otávio Barros foi uma voz ativa na defesa da criação do Estado do Tocantins, ainda na década de 1980, através do jornal "O Estado do Tocantins", que fundou. Ele tratava o então ‘Norte Goiano’ já como Tocantins, mesmo antes da formalização do estado, demonstrando seu compromisso com a causa e sua visão futurista.

Sua paixão pela pesquisa o levou a ser um dos maiores compiladores de informações e dados sobre o “Norte Goiano”, atual Tocantins. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios e homenagens, refletindo a importância e o impacto de sua pessoa e de seu profissionalismo.

Otávio Barros não apenas documentava a história; ele a vivia e a compartilhava com uma generosidade incomparável, apoiando estudantes, professores, universitários, gestores públicos, legisladores, pesquisadores e outros escritores em suas jornadas.

Essa prontidão que Otávio Barros demostrava pela disseminação do conhecimento era algo realmente impressionante. De fácil acesso e bastante amigável, ele sempre se colocava à disposição, fazendo tudo com entusiasmo e espírito altruísta, sem interesse financeiro ou ganhos pessoais, ajudando como um genuíno cristão, admirável educador e mestre do saber.

Sua trajetória foi marcada por inúmeras conquistas e reconhecimentos. Foi membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL), sendo um dos mais engajados e produtivos. Ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do Tocantins no grau comendador em 2002, foi condecorado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Honorário, e agraciado com a medalha Dr. Francisco Ayres pelo município de Porto Nacional. Teve participação ativa em inúmeras entidades ligadas à literatura, história, jornalismo e cultura. Fundou também o Instituto Cenog-Conorte, em Palmas.

Otávio Barros, juntamente com Mário Ribeiro Martins (in memoriam), Flávio Clark e Júnio Batista do Nascimento, forma o quarteto de pesquisadores mais importantes nas áreas de história regional, memória, genealogia e biografia do Estado do Tocantins.

Otávio Barros faleceu em 2022, aos 80 anos, deixando quatro filhos e três netos, e um legado imenso e inspirador. Além das boas lembranças que permanecem, contamos ainda com um vasto acervo de obras e contribuições que continuarão a motivar gerações futuras. Sua vida e seu trabalho são uma valiosa demonstração de que a dedicação e paixão por uma causa podem transformar a história e enriquecer a cultura de um povo.

Por tudo que fez e realizou, dedicamos esta singela homenagem a Otávio Barros, cuja memória e legado continuarão a inspirar e estimular um sem-número de pessoas que valorizam a história e a cultura.

Obrigado, Otávio Barros, por seu compromisso e imenso amor que demonstrou ao nosso querido Tocantins!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior