AS AGRURAS DO NORDESTE... 16h24min. *

Os estados do Nordeste, Pernambuco, Ceará, Paraíba, e Rio Grande do Norte, sempre foram afetados com a falta regulares das chuvas, que se tornaram bastante esporádicas, tanto é que há “destaque” a grande seca naquela região, que se iniciou em 1877, e perdurou alguns anos, e pasmem! Faleceram em torno de mais de 400 mil pessoas. Na época desta avassaladora seca comoveu o então Imperador Dom Pedro II, que chegou a afirmar que venderia as joias da coroa, para que os nordestinos não passassem fome. Fato que realmente acabou não acontecendo.

Estes fatos, nos levam a Transposição das Águas do rio São Francisco, algo já tinha sido pensado no Brasil Império, isto nos anos de 1840, os estudos ficaram tão somente no papel, pois realmente faltava na época, tecnologia para isto realizar...

Houve, também estudos em 1985, e 1989, mas não se concretizavam, quando finalmente as obras começaram, isto em 2007, e se arrastaram por vários governos, Dilma, Lula e finalmente refeita e concluída no governo Bolsonaro.

Pela demora da efetiva conclusão desta fantástica obra de engenharia, que iria percorrer mais de 477 km, havia trechos, prontos que foram se deteriorando, que tiveram que ser refeitas, paulatinamente obras foram sendo concluídas, quando finalmente em 02 de fevereiro de 2022, esta obra chegou ao fim e finalmente inaugurada, e entregue aquele sofrido povo, é uma monumental obra de nossa engenharia, 22 reservatórios, varias estações de bombeamento, o que evidencia: quando há vontade politica os recursos aparecem, ao mesmo tempo foi um tempo difícil ao nosso país, pois estava enfrentado uma longa pandemia, que exigia monumentais recurso públicos, para socorrer os mais vulneráveis, se este socorro não tivesse vindo, não teriam como comprar alimentos básicos, o Ministro Rogério Marinho, executor da obra, acabou se elegendo Senador pelo estado do Rio Grande do Norte...

Ao mesmo tempo, tudo pode servir de “lição”, há como vencer ou amenizar os “Flagelos Destruidores”, através de obras, talvez o mesmo poderá ocorrer com os nossos irmãos do Sul, obras preventivas capazes de amenizarem os efeitos das chuvas torrenciais que estão afetando aquele estado...

Ao mesmo tempo há evidências, que estamos evidenciando uma Transição Planetária, de um mundo de Provas e Expiações, para um mundo de Regeneração... 17h12min. *Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 16 de maio de 1924 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

http://www.contedudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/05/2024
Código do texto: T8064973
Classificação de conteúdo: seguro