"Esse filtro rejuvenesce uns dez anos". - Dizia a propaganda dele! Salvei, usei, e não é que fiquei mais novo mesmo!?

E então pensei; porquê queremos tanto congelar o tempo? Para que esconder as rugas? Pra que esconder o tempo? A quem eu quero enganar?

Desde quando as marcas da vida se tornou vergonha? Porquê eu quero um tom de pele mais claro? Ou mais saturado? Porquê mexer na estrutura, no contraste de algo já criado perfeito pela natureza? Porque não amar o que sou e como sou?

Melhoro o ângulo, melhoro o brilho, quando meus olhos já não refletem mais a luz natural de antes. De que adianta o filtro na pele se o coração se afunda mais e o que sobra fica na superfície?

Todo mundo usa filtro! 

Todo mundo busca fuga! 

Todo mundo camufla a autoestima baixa. Quem nunca?

Mas acontece, que já não olhamos uns para os outros mais! 

Os momentos são registrados pela tela, e você passa mais tempo preparando a cena perfeita do que vivendo de fato ela. 

Você já não aguenta mais repetir o sorriso e fazer a mesma cara, mas o que importa são os quinze segundos de storie que provavelmente ninguém vai se atentar. 

A foto vai para o feed e a única pessoa que irá voltar inúmeras vezes para ver será você mesmo. Vai olhar para aquele momento, sentir saudade e lembrar que podia ter sentido mais ele ao invéz de procurar a iluminação perfeita. Vai admirar sua próprio foto e depois de um tempo arquivar. 

Irá escrever uma frase na legenda ou até um desabafo que ninguém lerá. Vai reler uma ou mais vezes, porque sabe que só tem a sí mesmo para confiar seus segredos. Que irão curtir seu rostinho sem nem saber de fato quem você é. 

E provavelmente esquecerão de você se passar mais de um mês sem postar qualquer foto, o que provavelmente não deixará acontecer, porque nos dias que não estiver bem, postará uma foto de paisagem, um bixinho ou uma xícara de café com algum dizer ou uma música só para falar; Estou aqui!

E depois de tanto filtro, cansado mas permanecendo no automático, você olha no espelho e odeia o que vê. Quase nem se reconhece mais.

A realidade estampada na face passou a ser o seu lamento. A superficie de um filtro se tornou alento, e agora você deixou de se olhar e o seu espelho passou a ser a tela do seu celular. 

Talvez alí descubra que de nada terá valido a vaidade, que não terá importado quantas horas passou escolhendo uma foto, nem como buscou subterfúgio para mascarar sua solidão, sua carência e sua ausência de aplausos, porquê tudo que restará quando deixar este mundo, serão meros dados enquanto alguém ainda procurar por eles. Então não vale a pena! 

Retirem o filtro enquanto há tempo. Vivam este momento. O melhor storie ainda é nossa memória, porque nele é guardado algo que nenhum aplicativo ainda é capaz de fazer; SENTIMENTO!