O Decisivo Papel Soviético na Segunda Guerra Mundial

No ano de 2024 se comemora os 79 anos da derrota do governo nazista e todas as suas atrocidades contra a humanidade. No imaginário popular, muitas vezes é ressaltado o papel decisivo dos Estados Unidos na vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Uma falsa visão sobre o conflito construído falsamente principalmente através de filmes hollywoodianos em que colocam os yankees como os heróis libertadores do mundo.

Entretanto, uma análise criteriosa dos eventos históricos revelam que foi a União Soviética que desempenhou um papel fundamental na derrota das forças do Eixo. Pois foi na data 9 de maio de 1945 que as tropas nazistas se renderam aos soldados soviéticos - fato eternizado na icônica foto da rubra bandeira do país socialista hasteada em Berlim.

O ponto determinante do conflito a Batalha de Stalingrado, que ocorreu entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943. Esta batalha não apenas marcou a primeira grande derrota dos nazistas, mas também evidenciou a capacidade estratégica soviética. Em uma cidade reduzida a escombros, o Exército Vermelho, sob a liderança de generais como Georgy Zhukov e Vasily Chuikov, conseguiu cercar e eventualmente capturar mais de 300.000 soldados do Eixo, um golpe devastador para Hitler, que havia ordenado que suas tropas ocupassem a cidade a qualquer custo. Nazista destroçado no inverno russo é uma bela e poética imagem da história.

A vitória em Stalingrado foi mais do que um triunfo militar; foi um ponto de virada simbólico e psicológico. O moral alemão, até então aparentemente inabalável, começou a vacilar, enquanto o dos soviéticos foi significativamente fortalecido. A partir de então, o Exército Vermelho iniciou uma série de ofensivas que gradativamente empurraram as forças alemãs para fora do território soviético.

Em 1944, a Operação Bagration foi outra demonstração da superioridade soviética, limpando os alemães da Bielorrússia e abrindo caminho até a Polônia e a Prússia Oriental. Esta operação de guerra não apenas desarticulou a linha de defesa alemã no leste europeu, como também levou à captura de um vasto número de soldados e equipamentos do Eixo, acelerando o avanço soviético em direção a Berlim.

O avanço final para Berlim no início de 1945 foi marcado por batalhas brutais, como a Batalha de Seelow Heights, onde o Exército Vermelho enfrentou algumas das mais ferozes resistências das forças alemãs antes de finalmente chegar à capital alemã em abril. A captura de Berlim pelos soviéticos, antes mesmo da chegada das forças ocidentais, foi o golpe final no Terceiro Reich.

É fundamental reconhecer que, a vitória sobre a Alemanha Nazista no front foi em grande parte alcançada pelo esforço dos soviéticos. A história tende a ser contada pela perspectiva escusa de poder simbólico imposto pelo imperialismo dos Eua, e no clima da Guerra Fria que se seguiu, o papel da União Soviética foi frequentemente minimizado.

A realidade é que sem a resistência feroz, a inovação estratégica, e os sacrifícios do povo soviético, o desfecho da Segunda Guerra Mundial poderia ter sido muito diferente. A compreensão dessa contribuição é essencial para uma interpretação precisa dos eventos históricos que moldaram o mundo moderno. O mundo deve agradecer ao Exército Vermelho por ter varrido do mapa os vermes nazistas. Até mesmo a polêmica figura de Stalin deve receber uma salva de palmas da sociedade global: mesmo com a discussão acerca de sua ditadura, foi ele o governante responsável por dirigir os soldados que venceram aqueles que eram comandados por Hitler.

09.05.2024

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 09/05/2024
Reeditado em 10/05/2024
Código do texto: T8059822
Classificação de conteúdo: seguro