Em um mundo onde a pressa e a busca incessante pelo sucesso são constantes, é fácil se perder entre o homem, o velho e o menino que habitam dentro de nós. O menino, com seus olhos puros e cheios de esperança, nos mostra a beleza simples da vida, nos fazendo enxergar o mundo com mais leveza e alegria. Ele nos lembra da importância de viver o presente, de aproveitar cada momento como se fosse único e especial.

 

Já o homem, o lutador incansável, é movido pela ambição e pela vontade de vencer a qualquer custo. Ele se deixa levar pelo trabalho e pelas conquistas materiais, muitas vezes esquecendo-se do que realmente importa: a família, os amigos, a espiritualidade. O homem se torna egoísta e frio, perdendo a sensibilidade e a capacidade de se conectar com as pessoas ao seu redor.

 

Enquanto isso, o velho sábio tenta alertar para os erros cometidos, dando sinais físicos e emocionais de que algo está errado. Ele nos lembra da importância de cuidar da saúde física e mental, de cultivar relacionamentos verdadeiros e de valorizar as coisas simples da vida. O velho nos mostra que o tempo passa rápido demais e que é preciso aproveitar cada instante com sabedoria e gratidão.

 

No entanto, o homem, muitas vezes cego pela sua busca desenfreada pelo sucesso, acaba sufocando o menino e o velho que habitam dentro de si. Ele se torna uma pessoa triste, depressiva e cheia de angústias, incapaz de enxergar a beleza e a simplicidade da vida. O homem carrega consigo as feridas do passado, as mágoas mal resolvidas e as culpas que o consomem, sem perceber que ele mesmo é o responsável por suas escolhas e atitudes.

 

É preciso, portanto, encontrar o equilíbrio entre o homem, o velho e o menino que vivem dentro de nós. É preciso cultivar a pureza e a esperança do menino, a sabedoria e a serenidade do velho, e a força e a determinação do homem. Somente assim seremos capazes de viver uma vida plena e verdadeira, sem nos perdermos no labirinto das nossas próprias emoções e desejos. É preciso aprender a ouvir a voz de cada um deles, e a seguir o caminho que nos leva à verdadeira felicidade e realização.


Em 08/05/2024.

Ednaldo DaMata
Enviado por Ednaldo DaMata em 09/05/2024
Código do texto: T8059755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.