A possibilidade de realizar meus sonhos depende do fracasso em não atingir metas comuns a uma pessoa aparentemente bem-sucedida. Talvez eu não tenha o direito de lamentar a sensação de fracasso e os constantes olhares de reprovação de quem eu ainda não consigo evitar as opiniões. Entre fracassos, ainda consigo escolher escrever e ler durante a madrugada e, por vezes, ver o dia amanhecer. Hoje o dia está amanhecendo sob um coral de passarinhos e sapos.

Alguém me disse que sou um fracasso por não conseguir ser dedicado a um planejamento de vida, chegando a citar, inclusive, algumas frases de autoajuda. Nesse caso, o fracasso ao qual fui condicionado é por, nos meus 32 anos de idade, não ter sequer a intenção de casar sem emprego fixo e sem ter uma quantidade razoável de dinheiro guardado e estar cheio de dívidas. E eu tenho pensado nisso. Não consigo tirar a razão de quem faz tais considerações. Entretanto, eu sacrifiquei e lutei muito para ter a coragem de fracassar. Fazer o que gosto e preciso para que, embora pareça um fracasso, seja o meu fracasso. Eu sonhava em publicar um livro. Consegui. Em cursar a faculdade de Letras. Cursei. Consegui até mesmo preparar e lecionar oficinas de escrita criativa literária. Eu não sonho sonhos que me sonharam.

Ainda consigo ver aquele menino sentado na ribanceira do igarapé, lá no Muratubinha, e lembro o que ele sonhou. Creio que ele diria que não estou fracassando.

A coragem de fracassar na expectativa alheia somente será aplaudida pela criança que recusamos a decepcionar. Confesso que detestaria ser um adulto que ignorou os sonhos daquele menino, cortando parte de si para poder se encaixar em uma conformidade feliz. Ainda consigo lutar para que outros meninos sentados na ribanceira tenham a opção de fracassar.

Alguém me disse que sou um fracasso. Eu não conseguiria definir o que é sucesso ou fracasso na vida de alguém; todos os dias tenho a audácia de questionar os rumos da minha vida. Mas sinto que o menino aplaude a coragem de fracassar para que alguns de seus sonhos sejam realizados.

Miller dos Santos
Enviado por Miller dos Santos em 09/05/2024
Reeditado em 09/05/2024
Código do texto: T8059350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.