CAPÍTULO III – OS ROMANOS E RUPTURAS: CONSOLIDAÇÃO DO CATOLICISMO O manuscrito que ainda quis escrever... Terceira visita ao planeta azul - J B Pereira Jaguariúna, SP, 20/05/2024.

Dedico ao Lucas Trindade, à minha Esposa Maria do Carmo Trindade e aos meus leitores e às minhas leitoras. Grato.

Depois da Terra | Trailer 2 Legendado | 2013 nos cinemas

https://www.youtube.com/watch?v=ZX14-azVrls

https://topdezfilmes.de/2013/10/01/depois-da-terra-after-earth-2013-ts-dublado-e-legendado/

De Civitate Dei (A Cidade de Deus) é uma das obras de Santo Agostinho, onde descreve o mundo, dividido entre o dos homens (o mundo terreno) e o dos céus (o mundo espiritual). Teria sido a obra preferida do imperador Carlos Magno.

https://pt.wikipedia.org/wiki/De_Civitate_Dei

cidade dos anjos filme completo dublado youtube

https://www.youtube.com/playlist?list=PLoTattvN0XKIPUXbMaHAp2WLA9HA2cgju

O livro de areia Capa comum – 9 fevereiro 2009

Edição Português por Jorge Luis Borges (Autor), Arrigucci Jr. Davi (Tradutor)

Cidades de Papel (em inglês: Paper Towns) é o terceiro romance escrito por John Green, publicado em 16 de outubro de 2008 pela Dutton Books.

Saiba Mais

play_circle_outlineVer trailer

Wall-E

Wall-E

Ano de Estreia: 2008

Gênero: Animação, Aventura, Romance e Ficção Científica

Duração: 98 min.

Sinopse resumida: No ano de 2700, o simpático e engraçado robô Wall-E é encarregado de limpar todo o planeta, que está inabitável.

The Last Man

Gênero: Ação , Drama , Ficção Científica

Duração: 100 min.

Origem: Estados Unidos

Direção: Rodrigo H. Vila

Roteiro: Dan Bush , Gustavo Lencina , + ver todos

Ano: 2018

Saiba Mais

play_circle_outlineVer trailer

Terra Tranquila

Terra Tranquila

Ano de Estreia: 1985

Gênero: Drama, Ficção Científica e Mistério

Duração: 91 min.

Sinopse resumida: Um dia Zac, um cientista de meia idade, acorda e descobre que está sozinho no mundo, absolutamente só...

A.I. Inteligência Artificial (A.I. Artificial Intelligence, 2001)

Matrix (The Matrix, 1999)

https://www.timeout.pt/lisboa/pt/filmes/os-100-melhores-filmes-de-ficcao-cientifica-de-sempre

_________________

SUMÁRIO – itens abaixo do relatório interestrelar

RESENHA:

Atenção! Visão de azul planeta. Área reconhecida. Interceptar drones, varredura antiataques possíveis. Visão da Lua e do Planeta Azul. Comandante, 10 segundos para liberar capsulas de voo supercósmicas para circular e entrar região oriente médio.

Ano estelar 24679831 – Miranda Planeta envia frota estelar com especialistas e equipe de investigação ao Planeta Azul. Retorno executado pela Galáxia solar 200 e 201. Voos de intercepção em 20 segundos para reconhecimento de pousos seguros no monte Sião. Os desertos e as vales continuam a dominar centenas de platôs com vivo manto de aves em migração, planícies verde, planaltos cheios de vida animal incrível. Mas, os humanos desapareceram. Por quê?

Os dados da pesquisa e muito mais serão disponibilizados para os filhos dos seres espaciais ao regressarem de suas viagens ao Miranda Planeta. É mundo maravilhoso!

“Desde 2002, israelenses, palestinos e jordanianos estão unidos num projeto “Migrating Birds Know No Boundaries” (Pássaros migratórios não conhecem barreiras, em inglês) que acompanha, via GPS, os processos migratórios de aves em todo o mundo com atividades educativas entre os jovens dessas nacionalidades.”

FONTE: https://globorural.globo.com/Noticias/Criacao/Aves/noticia/2019/02/pesquisa-sobre-migracao-de-aves-une-israelenses-palestinos-e-jordanianos.html

“O Lago do Hula é o ponto de encontro das Aves migratórias. É lá, entre as montanhas da Alta Galileia e das Colinas do Golã, que pelicanos, flamingos, corujas, estorninhos, cartaxos, garças, mergulhões, patos, falcões e outras 25 espécies de Aves de rapina sobrevoam a região e aterrissam como se estivessem pagando uma espécie de pedágio natural. Entre os pássaros mais raros estão espécies da Europa, como a águia-gritadeira, a águia-imperial- oriental e o bútio-rabo-canela. Aves locais, como o francolim negro e o cormorão, também dão as caras nessa festa ornitológica Começou no último domingo o segundo Festival Internacional do Pássaro do Vale do Hula, que termina dia 18.

– Nossa localização geográfica pode ser um desastre político, mas é um paraíso para os amantes de Aves – diz o professor Yossi Leshem, da Universidade de Tel Aviv, uma das maiores autoridades no estudo de Aves, em Israel, e fundador do Centro Internacional para o Estudo da Migração de Pássaros de Latrun. – Há 100 milhões de apreciadores de Aves no mundo. Mas o número de curiosos é muitas vezes maior. Os turistas que visitam o Lago do Hula e outros pontos da migração adoram o fato de que podem clicar os pássaros como se fossem fotógrafos profissionais da revista "National Geographic".

A rota de uma das mais importantes migrações de Aves do planeta é sempre a mesma.

Pense que no Brasil há em torno de 1.600 espécies – discorre o ornitólogo, fotógrafo e guia turístico Lior Kislev, de 42 anos, amante de pássaros desde a infância.”

FONTE: AVES: 13/11/2012 – Atualizado em 31/10/2022

https://www.cfmv.gov.br/aves-26/comunicacao/noticias/2012/11/13/

Além das pinturas rupestres – de aproximadamente 32.000 anos – e os petroglifos, desenhos gravados em pedra – imagens e não escrita, deduz o poder inicial da humanidade de comunicação e de registro de suas atividades primitivas.

Depois, surgiram sistemas como: Escrita sintética ou ideografia, sinal ou grupo de sinais para sugerir ideia ou uma frase. Os inuit e povos indígenas da América do Norte usavam faixas coloridas ou wampuns: escritas analíticas ou analíticofonéticas, tais como a maia, a chinesa e os hieróglifos egípcios. Com isso, vieram o aperfeiçoamento das Escrita analítica na Antiga China – séculos I e IV de nossa era, com o primeiro papel feito de vegetais prensados e a escrita clássica até hoje em uso até hoje, chamada de k´ai chou --, a hieroglífica do Egito e a escrita da Mesopotâmia, onde, ao longo de 3.000 anos de difusão, os caracteres cuneiformes, transição entre as escritas analítica e fonética.

“Escrita fonética: é aquela em que os sinais não são usados para notar ideias ou palavras, mas sim os sons. As escritas fonéticas podem ser silábicas, como a escrita cherokee, semissilábicas, como algumas escritas ibéricas antigas, ou alfabéticas.”

“Evidências arqueológicas encontradas em antigas inscrições, notadamente as de Biblos e Ras Shamra (antiga Ugarit), na região da Síria, apontam os fenícios, habitantes do atual Líbano, como criadores e divulgadores do primeiro alfabeto. Os fenícios foram grandes comerciantes e navegadores, tendo fundado colônias em lugares como a ilha de Chipre, a península ibérica e o norte da África – a mais famosa de todas foi Cartago. Seu alfabeto se desenvolveu por volta da segunda metade do segundo milênio a. C.”

“...no século V a. C., Heródoto se refere às letras como phoinikeia grammata, ou seja, “escrita fenícia”. As lendas atribuem a introdução do alfabeto a Cadmo, irmão de Europa e filho do rei de Tiro – uma cidade fenícia – que teria sido também o fundador de Tebas. Na escrita grega mais antiga (séculos VIII e VII a. C.), o formato das letras varia de região para região, assim como a direção das inscrições: às vezes da esquerda para a direita, às vezes o contrário, havendo ainda o uso do bustrófedo (escrita tortuosa, semelhante aos riscos de um arado). Os sinais eram basicamente os mesmos usados pela Fenícia, com algumas adaptações, principalmente no que diz respeito às vogais.”” As primeiras inscrições em escrita latina são monumentais, datando do fim do século VII ou do início do século VI a. C. O alfabeto, porém, só foi fixado no século I a. C., quando os romanos já estavam bem avançados em sua expansão militar e cultural. Assim como o latim se tornou a base da língua de muitos dos povos conquistados, também o alfabeto latino de 23 letras foi o precursor de todas as escritas da Europa Ocidental, que viriam a se desenvolver em diferentes estilos ao longo da Idade Média.”

“Um dos marcos da cultura cristã e, também, da história do livro é a publicação da Vulgata, a Bíblia latina produzida por Jerônimo entre o final do século IV e o início do século V de nossa era. O autor também deixou cartas e outros escritos que fornecem preciosas informações sobre a produção dos livros na época, além de questões como a da autoria, autenticidade, edição e difusão das obras. Sua época foi marcada pela vitória definitiva do formato códice (do latim codex, “bloco de madeira”), que, para alguns autores, representa a mais importante revolução da história do livro.”

Nos livros medievais, apareciam Pinturas e iluminuras: a ornamentação.

FONTE: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://antigo.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/apresentacao/2015/historia-livro-bibliotecas-fundamentos-biblioteconomia.4001.pdf

O fim pode nos evidenciar parte do início das tragédias do humano habitante do Planeta. Descemos com esperança de encontrar vestígios da vida humana.

Nossos instrumentos e tecnologias vão fazer varreduras de solo e mar, rios e florestas à busca de sinais e escritas das culturas, em Israel, Roma e Itália. Muita coisa se perdeu com guerras e hecatombes. Milhões de anos-vidas nos distanciam de dados exatos do eclipse existencial abrupto ou processual da humanidade.

Características detectadas por leitura global e regional dos recursos sonoros e imagéticos dos seres espaciais que vizinham a Itália e Roma, antes viram Israel e oriente médio:

RECAPITULAÇÃO: DE OLHO NO ORIENTE MÉDIO: "O clima nos países do Oriente Médio é predominantemente Árido e Semiárido, o que caracteriza a sua vegetação de savana e os poucos rios perenes da região, dentre os quais se destacam os rios Tigres, Eufrates e Jordão.

Localizam-se nessa área grandes desertos, como o deserto da Arábia."

"O seu relevo é composto por planaltos em sua maioria, com a presença de extensas cadeias montanhosas e formas residuais. As planícies se concentram nas áreas próximas aos litorais dos países.

“A economia da região é guiada pela exploração e exportação do petróleo e seus derivados, notadamente nos países-membros da Opep.

Possui economias muito ricas e, também, muito pobres, havendo um grande contraste na região.

A escassez de água é um dos problemas em comum entre os países.

É a região que concentra atualmente o maior número de conflitos no mundo."

"Oriente Médio" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oriente-medio.htm

RECONHECIMENTO: Itália e Roma

Itália: “Banhada pelo mar Mediterrâneo, a Itália dispõe de climas mediterrâneo e temperado, o que varia conforme a altitude. O relevo do país é caracterizado por regiões planas e acidentadas, com destaque para feições como os Alpes e os Apeninos. Além do mais, a Itália abriga o maior vulcão ativo da Europa.”

• “... além de dois Microestados, San Marino e Vaticano

Os mares que banham a Itália são o Adriático, o Jônico e o Tirreno. O relevo italiano é constituído por formações montanhosas, com destaque para os Alpes e os Apeninos. Nos Alpes Centrais, está o monte Rosa, ponto mais alto do país. A Itália possui vulcões ativos, como o Vesúvio e o Etna, localizados no sul.

O clima do país é predominantemente Mediterrâneo, em especial no sul italiano, nas regiões próximas do oceano. Há a ocorrência, ainda, do clima Continental, na porção central, e do clima Alpino, nas áreas de alta altitude no norte do país. A vegetação da Itália é composta por formações vegetais do tipo mediterrâneo, no centro-sul do país, e por florestas temperadas e vegetação de altitude, na região norte. O principal rio italiano é o Pó.”

RENASCIMENTO ou RENASCENÇA: “A partir do século XVI, vários reinos oriundos da civilização romana se transformaram em cidades-Estado. As cidades-Estado sofreram diversas invasões de países como França, Espanha e Áustria. A vulnerabilidade militar assim como o desejo de reunir os diversos povoamentos em um Estado resultaram na unificação das cidades, formando-se, em 1861, a Itália.”

“Durante esses anos, o centro do Renascimento italiano mudou-se de Florença para Roma. Obras majestosas, como a nova Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e a Ponte Sisto (a primeira ponte a ser construída sobre o rio Tibre desde a Antiguidade, embora sobre fundações romanas) foram criadas. Para isso, os Papas contrataram os melhores artistas da época, incluindo Michelangelo, Perugino, Rafael, Ghirlandaio, Luca Signorelli, Botticelli e Cosimo Rosselli.”

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roma

“Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele lutou ao lado dos vencedores, chamados Aliados. Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a ascensão do fascismo, o país se aliou aos nazistas, sofrendo uma grande derrota no conflito e tendo enormes prejuízos humanos, territoriais e econômicos.”

FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/italia.htm

ROMA: Esta história está estreitamente ligada à região da Itália chamada Lácio. Que foi desenvolvendo até tornar-se potência militar capaz de dominar toda Itália, depois a Grécia, todo Mar Mediterrâneo, rumo ao Oriente e à Espanha e a Portugal. Combateu Gêngis Khan, mas não o venceu. Venceu os celtas na península Ibérica. Dominou a Inglaterra e toda Europa. Dominou a Palestina a destruição do segundo templo de Salomão no ano 70 d. C.

“A Cidade Metropolitana de Roma, com uma população de 4 355 725 habitantes, é a cidade metropolitana mais populosa da Itália[2] e sua área metropolitana é a terceira mais populosa do país.[3] A cidade está localizada na porção centro-oeste da Península Itálica, ao longo das margens do rio Tibre. A Cidade do Vaticano (o menor país do mundo)[4] é um país independente dentro dos limites da cidade de Roma, o único exemplo existente de um país dentro de uma cidade no mundo. Roma é muitas vezes referida como a "Cidade das Sete Colinas" devido à sua localização geográfica, e também como a "Cidade Eterna", por conta de sua longa história, e porque ele inicia como uma cidade, mas depois ela se torna em um império.[5] Roma é geralmente considerada o "berço da cultura e da civilização ocidental e cristã" e o centro da Igreja Católica.

A história de Roma abrange 28 séculos. Apesar da mitologia romana datar a fundação de Roma por volta de 753 a.C. ...”

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roma

RÔMULO E REMO: A história de origem de Roma está baseada no mito de que uma loba cuidou dos gêmeos Rômulo e Remo, fundadores da cidade romana, que falava o latim.

“Segundo a tradição romana, Rômulo, ou Rómulo, foi o primeiro rei de Roma, cidade que fundou com seu irmão Remo em 753 a.C. A primeira menção a Rômulo ocorre em uma das vertentes do mito de Eneias, onde este possui um filho de nome "Rhomylos", que, por conseguinte, era pai do fundador de Roma, "Rhomos". Wikipédia

Nascimento: 771 a.C., Alba Longa

Falecimento: 5 de julho de 717 a.C., Roma, Itália

Filhos: Avilius

Mãe: Reia Sílvia

Morte: 5-7 de julho de 717 a.C. (54 anos)

Pai: Marte ou Amúlio

Sucessor(a): Numa Pompílio”

FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/romana/romulo-e-remo.htm

REINO: “A história política de Roma está dividida em três períodos: Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.), República (509-27 a.C.) e Império (27 a.C.-476 d.C.). Cada período da história romana possui características próprias, que demonstram a evolução socioeconômica e política dessa sociedade.”

Após a conquista de Veyes, em 396 a.C. sobre os etruscos e toda a Itália, depois a dominação sobre a Grécia, Roma se torna império em 131 anos de batalhas no Mediterrâneo.

Em 67 a. C., “Pompeu, Crasso e César constituíram o denominado primeiro triunvirato. César obteve o comando da Gália, onde realizou importantes conquistas. Pompeu recebeu o comando da Hispânia e Crasso, o da Síria. A morte deste último originou o conflito entre César e Pompeu. Roma caiu em um período de desordens.”

“representa o auge da idade de ouro da literatura latina, em que se destacam as obras poéticas de Virgílio, Horácio e Ovídio e a obra em prosa de Tito Lívio.

Os imperadores seguintes da dinastia Júlio-Cláudia foram: Tibério, Calígula, Cláudio I e Nero. Durante os últimos anos, cometeram-se muitos excessos de poder.

Vespasiano, junto com seus filhos Tito e Domiciano, constituíram a dinastia dos Flávios. Ressuscitaram a simplicidade do início do Império e tentaram restaurar a autoridade do Senado e promover o bem-estar do povo.

Marco Cocceius Nerva (96-98) foi o primeiro dos denominados cinco bons imperadores, junto com Trajano, Adriano, Antonino Pio e Marco Aurélio. Com Trajano, o Império alcançou sua máxima extensão territorial e seus sucessores estabilizaram as fronteiras. A dinastia dos Antoninos terminou com o sanguinário Lúcio Aurélio Cômodo.”

“Trajano foi imperador de Roma no ano 98 e expandiu o Império pela Europa Central e Mesopotâmia graças às suas vitórias militares. Empreendeu importantes projetos de engenharia civil (construiu estradas, canais e portos). Também instituiu reformas sociais para reconstruir as cidades e reduzir a pobreza.

Constituíram a dinastia dos Severo: Lúcio Sétimo Severo, hábil governante; Caracala, famoso por sua brutalidade; Heliogábalo, imperador corrupto; e Alexandre Severo, que se destacou por sua justiça e sabedoria.

Dos 12 imperadores que governaram nos anos seguintes, quase todos morreram violentamente. Os imperadores ilírios conseguiram que se desenrolasse um breve período de paz e prosperidade. Esta dinastia incluiu Cláudio II, o Gótico, e Aureliano.”

“Diocleciano levou a cabo um bom número de reformas sociais, econômicas e políticas. Após seu mandato, houve uma guerra civil que só terminou com a ascensão de Constantino I, o Grande, que se converteu ao cristianismo e estabeleceu a capital em Bizâncio. Teodósio I reunificou o Império pela última vez. Após sua morte, Arcádio se converteu em imperador do Oriente e Honório, em imperador do Ocidente.

Os povos invasores empreenderam gradualmente a conquista do Ocidente. Rômulo Augústulo, último imperador do Ocidente, foi deposto no ano de 476. O Império do Oriente, também denominado Império Bizantino, perduraria até 1453.”

Por Rainer Gonçalves Sousa

FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/romana/organizacao-politica-romana.htm#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20pol%C3%ADtica%20de%20Roma,socioecon%C3%B4mica%20e%20pol%C3%ADtica%20dessa%20sociedade.

Esses combates mostrou aos seres espaciais o quanto a humanidade nesse período se tornou bélica e houve tanto derramamento de sangue. Muitas vidas foram sacrificadas em nome do ódio e do poder, das terras e dos reis, salvo poucos líderes justos e sábios.

REVOLTAS:

A Escravidão na Roma Antiga implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos. Teve papel importante na sociedade e na economia. Escravos não qualificados ou de baixa habilidade trabalhavam nos campos, minas e fábricas com poucas oportunidades de progresso e pouca chance de liberdade. Escravos habilidosos e educados, incluindo artesãos, chefs, funcionários domésticos e assistentes pessoais, artistas, gestores de negócios, contadores e banqueiros, educadores em todos os níveis, secretários e bibliotecários, funcionários públicos e médicos, ocupavam um estrato mais privilegiado de servidão e podiam aspirar à liberdade por meio de diversos caminhos bem definidos, com proteções legais. A possibilidade de alforria e subsequente cidadania era uma característica distintiva do sistema de escravidão de Roma, resultando num número significativo e influente de libertos na sociedade romana.”

FONTE: ESCREVDÃO NA ROMA ROMA - https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_na_Roma_Antiga#:~:text=As%20revoltas%20de%20escravos%20no,ex%C3%A9rcitos%20romanos%20antes%20ser%20vencido.

“Com o estabelecimento da República, os plebeus ainda eram uma classe desprovida de direitos políticos. Os primeiros órgãos governamentais só contavam com os membros da aristocracia romana. No entanto, a expansão das atividades econômicas em Roma, fez com que parte da classe plebeia enriquecesse com o comércio. Ao mesmo tempo, muitos plebeus não suportavam as punições e as exigências de um sistema governamental onde não possuíam nenhum tipo de representatividade.”

A primeira dessas revoltas, acontecida em 494 a.C., o Senado Romano instituiu os Tribunos da Plebe para vetarem qualquer lei contra o interesse plebeu.

Em 450 a.C., as Leis das Doze Tábuas. Após cinco anos, houve permissão do casamento entre plebeus e patrícios: Lei da Canuleia.

REFÉNS – Escravos e prisioneiros sofrem todo tipo de torturas e martírios.

Em 367 a.C., a Lei Licínia Sextia decretou o fim da escravidão por dívida e a participação dos plebeus em magistraturas e cargos públicos.

Na última grande revolta plebéia de 287 a.C., os plebeus garantiram a validade jurídica das leis formuladas pelos Tribunos da Plebe...

Rural – escravos rurais: “As revoltas de escravos no período republicano foram chamadas de Guerras Servis, e marcaram as regiões de agricultura intensiva: Sicília, Campânia. A revolta mais célebre foi a do gladiador Espártaco em 73 a.C.. Espártaco venceu vários exércitos romanos antes ser vencido.”

Os escravos nas minas eram os mais maltratados.[9]

O escravo de cidade era geralmente o mais favorecido. Nas casas modestas, alguns escravos eram próximos do amo e formavam parte aproximadamente da família. Nas grandes casas (domus), as tarefas numerosas e variadas permitiam uma especialização, distinguindo dos trabalhos " nobres " (magister): secretário, contável, pedagogo etc.; e os trabalhos menores (minister). Muitos escravos gregos eram preceptores. A prostituição, pouco evocada pelos historiadores, era uma realidade constatada, por exemplo em Pompeia pelos grafites e os lupanares.

O escravo público (servido publici) pertencia ao Estado. Realizava tarefas de interesse geral, e trabalhava para os serviços municipais: a sua situação variava dependendo de que se dedicasse à limpeza, ao serviço dos edifícios públicos, ou ao contrário nas tarefas da administração. No mais baixo da escala, os escravos das minas eram os verdadeiramente forçados.

Os romanos da república conheciam um sistema incentivador para o escravo: mediante o peculium, poupança que realiza o escravo sobre os lucros de uma atividade, com frequência artesanal ou comercial; o peculium pertencia ao amo, mas o escravo o dispunha de prazos para recomprar a sua liberdade.

FONTE: ESCREVDÃO NA ROMA ROMA - https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_na_Roma_Antiga#:~:text=As%20revoltas%20de%20escravos%20no,ex%C3%A9rcitos%20romanos%20antes%20ser%20vencido.

REVESES – Poder, riqueza, corrupção, lazer, circus, coliseu, serviços em Roma e no império se deram às custas de servos, escravos, empregados, cristãos massacrados, direitos violentados, confiscos, perseguições, assassinatos, orfandade, viuvez, idosos e camponeses abandonados, doentes, gladiadores ...

Os mártires vivem uma experiência de paixão por Jesus e sua Igreja marcada por superação da perseguição dos imperadores romanos.

RUPTURAS: Consolidação do Catolicismo – A Igreja Apostólica de Jerusalém se desloca para Roma com Pedro e Paulo no primeiro século da era cristã (ano 64 d. C.), dando continuidade a missão de Jesus de Nazaré, crucificado e Ressuscitado em Jerusalém. Houve muitas diásporas entre judeus e cristãos. Os 11 apóstolos de Jesus foram martirizados, João Evangelista sobreviveu para narrar seu Evangelho, cartas e Apocalipse. Cristianismo e catolicismo representou uma ruptura com o judaísmo e Islamismo no evento e na vida histórica de Jesus Cristo, Filho de Deus, segundo os 4 evangelhos.

A partir das comunidades em consolidação no Império romano, começam as perseguições aos cristãos de modo terrível. Uma multidão de mártires são esmagados em Roma no coliseu romano para o “panis et circus” ou lazer à população romana até o ano de 313.

“Com o édito de Milão (313 d.C.) os cristãos tinham obtido a liberdade de culto, agora podiam concentrar-se no estudo dos textos sagrados e na difusão da religião.”

“... última Patrística oriental e ocidental; queda do Império Romano do Ocidente; Império Romano do Oriente; nomes gerais da última Patrística oriental; Pseudo-Dionísio, o Areopagita; Máximo, o Confessor; João Damasceno; nomes gerais da última Patrística ocidental; Boécio; Cassiodoro; Gregório Magno; Isidoro de Sevilha; Beda, o Venerável; fim da Patrística [ou Patrologia].”

FONTE: http://historiafilosofiareligiao.com/cursos.php?p=25

“ Heróis da fé: A perseguição que aconteceu foi insana e sem justificativas. Começou no ano 64 e se estendeu até o ano 67. (...) [Os mártires] Eles são conhecidos também como "Protomártires da Igreja de Roma". Todos, inclusive Pedro e Paulo, foram vítimas da loucura do imperador romano Nero. É importante conhecer esta celebração, pois o sangue desses cristãos foi semente para novos, mais numerosos e mais fortes cristãos. Conhece alguém com este nome? Descubra o que é um Presente Onomástico [nome do santo dado a você no dia de seu Batismo...].”

FONTE: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-os-primeiros-martires-da-igreja-romana/398/102/#:~:text=Eles%20s%C3%A3o%20conhecidos%20tamb%C3%A9m%20como,numerosos%20e%20mais%20fortes%20crist%C3%A3os.

Os Padres da Igreja: quem eram e o que se entende por patrística

https://www.holyart.pt/blog/religiao/os-padres-da-igreja-quem-eram-e-o-que-se-entende-por-patristica/

“Ilustres escritores, portanto, que levaram uma vida santa e devota, forte no conhecimento das coisas sagradas, a ponto de serem reconhecidos como Doutores por decreto do Papa ou Concílio Ecumênico. Mas quatro deles, além de Doutores, são também considerados Padres da Igreja, e por isso têm um duplo título: estamos falando dos quatro Padres da Igreja Ocidental, Santo Agostinho de Hipona, Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Gregório Magno.”

OBSERVAÇÃO

Últimos voos e recolhimento dos robôs e equipes. Últimas visões sobre a península itálica e dos balcãs, distanciando mais da região da Palestina e Faixa arqueológica de Gaza. Muitas cidades em ruínas, vulcões varreram o planeta, geleiras se derreteram, cidades litorâneas desapareceram, o mar tudo cobriu...

Contemplamos o planeta Azul e sua Lua se distanciando de nós!

Conexão ao vivo com nosso Planeta Miranda!

Fim das imagens do Planeta Azul ...

REFERÊNCIAS

MÁRTIRES DA IGREJA:

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-os-primeiros-martires-da-igreja-romana/398/102/#google_vignette

MIGRAÇÕES DE ANIMMAIS, AVES, PEIXES, INSSETOS, RÉPTEIS E MAMÍFEROS:

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2446/2/9810913.pdf

ROMA. https://pt.wikipedia.org/wiki/Roma

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 20/05/2024
Reeditado em 25/05/2024
Código do texto: T8067535
Classificação de conteúdo: seguro