TIK, LINK E WINK

Em uma noite quente, no pequeno sítio Favo de Mel, Willian observava da janela o imenso e esplendido céu. Da cozinha vinha o cheirinho de pão assado e uma voz que alertava: - Mamãe, tome cuidado com o fogo, você pode se queimar! Mamãe, tome cuidado com a faca, pois você pode se cortar!

Ora, era o pequeno e medroso Denis, constatou Willian que foi até a cozinha comer um pedaço de pão, e antes que pudesse chegar a mesa recebeu a advertência do irmão:

- Não encoste na assadeira ou vai queimar a sua mão!

O irmão mais velho lhe lançou um sorriso e após os dois comerem pão quentinho com geleia foram até a área onde Willian apontou para o céu todo entusiasmado:

- Veja, Denis, o quão bonito e grande é o céu! Um dia eu subirei lá no alto e visitarei a lua!

- Estou vendo, mas tome cuidado quando ir, lá é muito alto e se você cair...

Willian assoviou até que reparou em Denis franzindo o cenho, inclinando a cabecinha e disparando a perguntar:

- Willian, como as pequenas e brilhantes estrelinhas não caem? Elas estão penduradas a que?

- O irmão lhe deu outro sorriso e disse que um dia ele iria aprender, que lhe falariam sobre gravidade, estrelas, planetas e até galáxias!

Denis concluiu que gravidade parecia nome de coisa perigosa.

Willian suspirou e apontando para o céu disse que as estrelas na verdade eram enormes.

- Mais grandes que a nossa casa? perguntou-lhe o pequenino.

- O irmão o encarou, agachou e lhe contou que haviam estrelas maiores que a casa, que o sítio e até que a cidade.

Na medida que ele falava dois olhinhos aumentavam, duas pernas saltitavam, e a boquinha que se abria exclamou o mais alto que podia:

- É muito perigoso, Willian! Se elas...se elas caírem....Oh, meu deus! Preciso avisar mamãe, papai, a vovó e o vovô, e... O que farei com os bichos? Rudolf não caberá no porão, é preciso fazer um maior!

O irmão mais velho notará há tempos que Denis era muito cauteloso e até medroso. Coçando a testa olhou fixo para o menino e de sua boca saiu um estalo. Denis já sabia que isso era sinal de ideia boa vindo, juntou as mãozinhas e perguntou se Willian já tinha a solução.

- Ora, eu não, disse-lhe o risonho o irmão. Mas talvez Tik, Link e Wink tenham a solução.

Denis então sentou-se perto de Willian e começou a prestar atenção:

- Tik, Link e Wink são três formiguinhas tarefeiras e bem ligeiras que vivem em nosso quintal. Imagine que as danadas querem viver que nem a gente, então caixinhas velhas de fósforo viram caminhas confortáveis e trevo de quatro folhas, guarda-chuvas. Mas não é só isso, também são metidas com invenções. Certo dia, ouvi um murmurinho, Tik, Link e Wink planejavam roubar um pedaço de favo de mel das irritadas abelhas. Uma dizia que era necessário construir uma geringonça para voarem até a colmeia. - É muito alta? -perguntou Tik. - Dá muito mais que um milhão de palmos de pata de formiga. -respondeu Wink. - Pata de formiga grande ou formiga pequena? -indagou Link. E assim elas seguiram a matutar até o raiar do outro dia. Pois bem, fiquei de bituca e depois de uns dias mal pude acreditar no que via: um galho cumprido e resistente apoiado em suas caminhas, digo, apoiado nas caixinhas de fósforo, de um lado de um galho, segurando uma nas outras, com os corações acelerados estavam Tik, Link e Wink, e pronto pra pular do outro lado do galho, como foi combinado, o confiável e pesado besouro Joca, que se afastou, correu, pulou, e assim projetou Tik, Link e Wink, que agora eram pontinhos pretos subindo bem alto, bem alto no céu.

O irmão mais velho levantou o braço, deu um salto, olhou para o pequeno e perguntou todo animado:

- Imagina o que aconteceu depois, Denis?

-Elas caíram? Foram picadas pelas abelhas? Perguntou aflito o menino.

Willian o olhou com afeto, afagou-lhe os cabelos e disse:

- Não, Denis, elas enfrentaram todos os medos que tinham, inclusive o medo de altura, e assim chegaram até a lua.

P.S. Observe a lua, se ver pontinhos pretos saltitando certamente são Tik, Link e Wink!

Paula Naiara Souza
Enviado por Paula Naiara Souza em 12/05/2024
Reeditado em 22/05/2024
Código do texto: T8061892
Classificação de conteúdo: seguro