NORMAS PARA ATUAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA DE TODOS OS CONCURSOS LITERÁRIOS DA ACLAPTCTC

ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES

ACLAPTCTC - VITÓRIA – SERRA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – BRASIL. Antigo CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC. Registro no Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra, Pessoa Jurídica sob o N.º 17.779, em 11/05/2018 e N.º 7.300, em 25/05/2018. / CNPJ N.º 30.725.599/0001-91 - Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. CEP: 29160-280. Contatos Presidência: Tel.: 27 9 92 57 82 53 clerioborges2013@gmail.com; Contatos com a Secretaria Geral: robertovasco@hotmail.com – Tel.: 27 - 9 99 63 04 71.

NORMAS PARA ATUAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA DE TODOS

OS CONCURSOS LITERÁRIOS DA ACLAPTCTC

NORMAS PARA ATUAÇÃO DA COMISSÃO JULGADORA DE TODOS

OS CONCURSOS LITERÁRIOS DA ACLAPTCTC

Os Concursos Literários são projetos da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores ACLAPTCTC e sempre serão realizados quando a Presidência ou a Diretoria Executiva o entenderem possível de realização, podendo ser no âmbito Municipal, Nacional e Estadual. Além dos Concursos de âmbito Municipal, Nacional e Estadual, a ACLAPTCTC realizará também bem como Concursos Relâmpagos em Palestras, Oficinas, City Tour ou Saraus Poéticos e demais eventos Culturais, tendo por finalidade de proporcionar as participantes, sejam adultos ou crianças e jovens, ou estudantes de escolas públicas ou particulares a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico acerca de temas de interesse da sociedade. Os concursos buscam conhecer os poetas e incentivar a expressão da arte literária e estimular a escrita e a reflexão crítica dos estudantes através de temas de interesse da sociedade.

Na realização dos Concursos de âmbito Municipal, Nacional e Estadual, a ACLAPTCTC divulgará um Edital com definições de datas (prazos) e informações e detalhes referente as premiações, depositário fiel do recebimento das Trovas por e-mail ou Carta física ou outra forma possível e definições claras sobre o tema e o ripo trabalho objeto do Concurso. No Caso de Poesias, definições básicas e claras do tipo e no caso de Trovas e haicais, definições claras de tais tipos de poesias.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 A ACLAPTCTC em reunião da Diretoria Executiva ou Assembleia Geral escolherá um Acadêmico ou uma Acadêmica para ser Presidente da Comissão Julgadora de Concursos Literários pelo período em que durar o Mandato da referida Diretoria Executiva da ACLAPTCTC. O Presidente ou a Presidente indicado pela Diretoria Executiva escolherá os integrantes da Comissão, sempre em número ímpar, podendo ser três ou no máximo cinco membros. A comissão julgadora avaliará a qualidade do trabalho escrito e os critérios avaliados são: recursos estilísticos, criatividade, originalidade, coerência e ortografia. De forma bem clara fica definido que a Comissão Julgadora selecionará os trabalhos a serem premiados consoante os seguintes critérios: I - Originalidade; II – Criatividade; e III - Qualidade literária do texto.

 A Comissão Julgadora será integrada de 3 (três) escritores (professores de português ou críticos literários), voluntários, não remunerados, indicados pela Diretoria da ACLAPTCTC.

 Os Concursos poderão ser de Redação, Contos, Crônicas, Poesias, Resenhas de Livros e inclusive só de Trovas ou só Sonetos e outras formas literárias existentes. Nos Editais que forem lançados divulgando o Concurso haverá um item que vai esclarecer o que, para efeito do Concurso se entende por cada uma das modalidades solicitadas, no caso, uma breve e objetiva definição sobre o que é: Redação, Contos, Crônicas, Poesias, Resenhas de Livros, Trovas e Sonetos. No caso específico se o concorrente enviar textos que não se enquadrem nas definições previamente divulgadas no Edital ou Regulamento do Concurso, o trabalho será automaticamente desclassificado, pelo fiel depositário, sem necessidade de encaminhamento a Comissão Julgadora.

 Cada Julgador individualmente dará NOTAS DE UM A CINCO em cada trabalho. Ao dar a NOTA o Julgador se possível usará uma Caneta Especial e com a Cor Vermelha para que sua Nota seja bastante visível e abaixo da nota colocará uma marca pessoal, tipo assinatura resumida ou rubrica. Em seguida será realizado um somatório das Notas e ao final a comissão julgadora reunir-se-á para decidir os ganhadores. Recomenda-se ao JULGADOR que observando erros de concordância, erros de Português, textos com palavras impróprias as normas vigentes e palavras com efeito racista ou de discriminação, faça a observação no texto, por escrito e em caneta de cor vermelha ou cor que seja em destaque, pois em caso de o autor concorrente, desejar saber o motivo de sua desclassificação ou nota baixa, poderá em recurso a Diretoria Executiva da ACLAPTCTC, que analisará o pedido e se tal pedido for aprovado permitirá ao autor concorrente do Concurso de Poesias e de Trovas, ter acesso a avaliação feita. O julgador não precisa se identificar, apenas colocar uma marca pessoal, tipo assinatura resumida ou rubricar a observação. A Diretoria Executiva em reunião ao Assembleia Geral designará sempre um Acadêmico ou Acadêmica que será o Presidente da Comissão Julgadora com poderes para a escolha de mais membros, sempre em quantidade ímpar, podendo ser três ou cinco componentes. Pede-se a Comissão Julgadora que ao final faça uma espécie de ATA com o Resultado Geral e Final. A decisão da comissão julgadora será soberana e irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza.

 NORMAS PARA O FIEL DEPOSITÁRIO DOS TRABALHOS INSCRITOS. Fiel Depositário é aquele que ficará responsável em receber os trabalhos concorrentes, quer por E-mail ou por Carta física. Para o que ficar responsável pelo recebimento dos trabalhos, seja POESIAS ou somente Trovas, a ACLAPTCTC recomenda seja feito o seguinte: Quando o e-mail chegar, faça uma planilha com o nome e endereço e coloque um código. As composições são copiadas ou printadas ou impressas dos e-mails para arquivo separado com o código somente. Esses arquivos são enviados para a comissão julgadora, que julga pelo código. Quando a Comissão mandar de volta a classificação é só pegar o código e as notas e, de imediato o nome do autor é identificado e é colocado no Texto o nome do autor correspondente. A lisura está na comissão julgadora julgar só pelo código, sem saber quem é.

 NO DIA DA PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES, CASO SEJA POSSÍVEL A ACLAPTCTC COLOCARÁ NUMA MESA VISÍVEL AO PÚBLICO TODOS OS TRABALHOS CONCORRENTES PARA QUE SEJAM ANALIZADOS PELOS PARTICIPANTES, AUTORES QUE CONCORRERAM NO CONCURSO, PARA ANÁLISE CASO TENHAM DÚVIDAS SOBRE A CLASSIFICAÇÃO RECEBIDA.

 Não haverá remuneração aos membros da Comissão Julgadora.

 A indicação dos membros da Comissão Julgadora, com base na notória especialização de cada um de seus membros, será de responsabilidade e competência da DIRETORIA EXECUTIVA DA ACLAPTCTC, com Coordenação do Secretário Geral da entidade ACLAPTCTC.

 Fica vedada a participação dos membros da Diretoria da ACLAPTCTC e dos membros escolhidos da Comissão Julgadora com o objetivo de se assegurar a lisura do Concurso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Que fique bem claro que todos os participantes dos Concursos da ACLAPTCTC, bem como membros das Comissões Julgadoras que forem criadas renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais dos trabalhos inscritos nos concursos, tomando desde já ciência que os escritos poderão ser publicados ou expostos a título de divulgação dando a cada autor o devido crédito por seu poema.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Diretoria Executiva ou em reunião da Diretoria Executiva ad referendum da Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária.

Serra, ES, 25 de Janeiro de 2020.

Clério José Borges de Sant Anna

Presidente da ACLAPTCTC

João Roberto Vasco Gonçalves

Secretário-Geral da ACLAPTCTC

Presidente da Comissão de Elaboração do Regimento Interno

========================================================================

========================================================================

ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES

DE POETAS TROVADORES, ACLAPTCTC

DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO.

A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, fundada em data de 18 de Novembro de 2017, com sede e foro na Rua dos Pombos, N.º 2, no 2º Andar, Sala 03, Bairro de Eurico Salles, Distrito de Carapina, Serra, Estado do Espírito Santo, Brasil, Código de Endereçamento Postal, 29160-280 é uma Associação de direito privado, não governamental, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, ou seja, sem fins lucrativos, de caráter Social, Artístico e Cultural, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigir, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC poderá ser também conhecida, com o único nome de fantasia de “Instituto Projeto Social ACLAPTCTC – Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores”, sendo este o nome de Fantasia Oficial da Associação e único nome de Fantasia da Associação, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC que historicamente é uma entidade cultural surgida, com o legado, ou seja, herança e espólio cultural do antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, fundado a 1º de Julho de 1980, pelo Escritor e Historiador Capixaba Clério José Borges de Sant Anna, com base numa idéia do Poeta Trovador e historiador da Trova no Brasil, Dr. Eno Teodoro Wanke.

A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC é também uma Associação não Governamental, sem nenhum vínculo com Governos e oferece no Campo de suas finalidades e objetivos e sua atuação Social e Cultural, Serviços gratuitos e permanentes para pessoas de baixa renda ou beneficiárias de programas governamentais e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença política e religião.

Os símbolos Acadêmicos da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores são: 1 – As Cores da Academia são: Branco e Amarelo claro; 2 – O Símbolo é o pássaro Beija Flor beijando a flor conhecida como orquídea; 3 - O Poeta Trovador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna é considerado o Presidente Vitalício de honra e Fundador; 4 - O Patrono é o Escritor e Historiador da Trova no Brasil, Dr. Eno Teodoro Wanke; 5 – A Pelerine e a Bandeira serão na cor amarelo claro, tendo o Beija Flor em destaque.

SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO

No desenvolvimento de suas atividades, a Associação, denominada Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, de sigla ACLAPTCTC, observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, com as seguintes prerrogativas:

I. O cultivo e o estudo da composição poética denominada Trova, composição poética de quatro versos (linhas) de sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo;

II. O estudo, a criação e divulgação da Poesia e da Literatura Capixaba, Brasileira e Internacional.

III. A divulgação das Obras Literárias e das Artes, bem como das atividades Literárias e Artísticas de seus Associados denominados Acadêmicos.

IV. A difusão, realização de cursos informativos, palestras e trabalhos de Assessorias e Atendimento gratuito a Comunidades (bairros dos Municípios do Estado do Espírito Santo e do Brasil) e o culto à Memória Histórica e Cultural, na recuperação de publicações e Livros Históricos.

V. A criação, organização, implantação, execução e realização, com ou sem convênios e, com ou sem apoio de entidades públicas e privadas, Governos Federal e Estadual, Prefeituras Municipais e Fundações e demais Associações do gênero, de serviços Culturais, Cursos Informativos, Oficinas de Teatro, Cinema, Artesanato, Vídeos, Criação Poética e Artes em Geral.

VI. A criação, organização, implantação, execução e realização, com ou sem convênios e, com ou sem apoio de entidades públicas e privadas, Governos Federal e Estadual, Prefeituras Municipais e Fundações e demais Associações do gênero, de publicação de Revista, Editoração e Edição de Livros dos Senhores Associados, quer individualmente ou através de Coletâneas e Antologias; Criação de Blogs e Web sites;

VII. A realização de Excursões para cidades e locais históricos e turísticos, Passeios, Retiros, Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, Seminário e Encontros de Escritores e Poetas, a nível Municipal, Estadual e Nacional.

VIII. A realização de eventos sociais, culturais e esportivos, estudos e pesquisas e, outras iniciativas que visem à preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e a preservação do Patrimônio do Meio Ambiente, de modo especial as Montanhas, Serras, Matas, restingas, praias, rios, nascentes e lagoas e, outros objetivos e finalidades regulamentadas no Estatuto e no Regimento Interno.

IX. Atuar na área da Assistência Social no que se refere à proteção social básica e especial, profissionalização e geração de renda das famílias atendidas e promover a saúde integral visando o desenvolvimento harmônico da criança, do adolescente e do jovem, bem como, promover a democratização do acesso a bens culturais, bem como oferecer atividades de fruição, experimentação e capacitação cultural e realizar atividades de educação, proteção, preservação e recuperação do patrimônio ambiental visando um desenvolvimento local equilibrado e sustentável, bem como, oferecer atividades de esporte e lazer para o público atendido.

X. A Associação trabalha junto ao indivíduo, à família e à comunidade, com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades sociais, desenvolver potencialidades, adquirir e fortalecer vínculos familiares e comunitários.

XI. A Associação poderá realizar e/ou participar de reuniões, encontros, seminários, simpósios, palestras, conferências e congressos, com o envolvimento de cultores das letras, para discussão de problemas e questões de interesse cultural, linguístico ou literário; promover o aprimoramento da Língua Pátria e a elevação da dignidade do escritor brasileiro; estimular o intercâmbio cultural entre membros da Academia e entre entidades congêneres.

XII. Para divulgação de seus objetivos e finalidades a Associação poderá criar, fundar e participar na administração de Rádios Comunitárias, Emissoras de Televisão Culturais e Comunitárias, Emissoras de Rádio e de Televisão via INTERNET, a Rede Mundial de Computadores, bem como criar Vídeos, Blogs, Web Sites, Canais de Vídeo nas Redes Sociais, Filmes em Vídeos e Filmes de ficção ou documentários e, outras publicações literárias.

========================================================================================================================================================================================

BANDEIRA DA ACLAPTCTC

A Bandeira da ACLAPTCTC é uma criação do Acadêmico, Edilson Celestino Ferreira, titular da Cadeira de Nº 8, patrono Pedro Caetano.

Fundamentação: Bandeira do Brasil (Formato) e Espírito Santo (Azul e rosa). Padronização oficial: três panos (1,35 altura X 1,93m largura). Tamanho opcional: dois panos (0,90 altura X 1,28m largura).

DESCRIÇÃO DOS DETALHES: Retângulo (cor azul), cor do céu/do mar. Simboliza a criatividade, a confiança, a fé, a lealdade, a verdade, a sabedoria (na Literatura, nas Artes, na Cultura, na história, nas memórias, na poesia e na Trova). Losango/círculo: Amarelo Ouro (Predominância). Simboliza a luz, o calor, o sol, verão, otimismo, o raciocínio, a alegria, a prosperidade, a felicidade, etc. O amarelo ouro representa ainda a pureza e a nobreza.

O CÍRCULO MARROM/AMARELADO: O impacto das cores emociona as pessoas, representa a harmonia do design. O marrom, cor da terra, da madeira, da vida saudável ligada a natureza. Contornos na cor rosa, no retângulo e no losango. A cor rosa, simboliza o amor, o afeto, a emoção, o romantismo nos eventos culturais, principalmente nos Congressos dos Trovadores.

FLOR: Pétalas de uma Flor (diversas cores), beijada por um Beija-flor. O pássaro beijando a Orquídea é um dos logotipos oficiais da ACLAPTCTC. O Beija-flor simboliza a marca, o valor, a identidade da Academia. Está sempre presente nos símbolos (na Bandeira no Hino e no Brasão), nas vestes talares, nas medalhas, nos troféus, nas comendas, nas placas e documentos.

NOME: Circulando consta Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. A sigla ACLAPTCTC e as expressões em latim: Litterae, Culturae et Memoriae.

BRASÃO DA ACLAPTCTC

O Brasão é uma peça confeccionada por elementos previamente definidos, segundo os usos e regras estabelecidas pelas leis da Heráldica, com privilégios e rigores estéticos e históricos dos brasões.

É um desenho especificamente criado, produzido, obedecendo às leis da Heráldica, para identificar a ACLAPTCTC e idealizado pelo Atelier Heráldico e Genealógico Kaká Ramos, da Acadêmica, Rita de Cássia Ramos, titular da Cadeira N.º 18, que tem como Patrono o ex Prefeito da Serra, ES, Escritor e Trovador Naly da Encarnação Miranda.

DESCRIÇÃO SUCINTA DO BRASÃO

Armas de Arton e Bordadura que representa proteção, favor e recompensa. Figuras: Corneta Medieval. Instrumento pacífico de sopro, dotado de bocal, usada em prenúncios nobiliárquicos, simbolizando o anúncio dos eventos da Academia.

O banner, utilizado na corneta, é uma ferramenta importante para divulgação e honraria àqueles que são celebrados condignamente pela ACLAPTCTC. O Certificado é o documento concedido, que atesta que seu titular participou de eventos, como conferências, congressos, ciclo de estudos, encontros, entre outros. Castelo ou Torre, o Símbolo da generosidade. Denota poder e grandeza. Empenho em defender amigos, aliados e órgãos analógicos. O Sol, símbolo próprio de soberanos e daqueles que governam. Também representa grandeza, poder, providência e vigilância. Livro/Caderno com uma caneta sobreposta, significando uma associação à leitura e à escrita.

Orquídeas: Plantas de muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos. Beija-Flor (Colibri serrirostris) é o pássaro símbolo dos Trovadores e o Pássaro símbolo do Estado do Espírito Santo, conforme Lei Estadual Ordinária Nº 3.689, de 06.12.1984, de autoria do ex-deputado Antônio Moreira, atendendo a uma proposta aprovada no IV Seminário Nacional da Trova, em Vila Velha. O pássaro Beija- Flor beijando a Orquídea é um dos símbolos da ACLAPTCTC.

ACLAPTCTC - HISTÓRICO - SÍNTESE

João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral.

Numa abordagem baseada na escola de pensamento do Professor Vicente Falconi Campos, UFMG, fundamentada na CRENÇA – MISSÃO – VISÃO, a ACLAPTCTC definiu os seguintes critérios:

NOSSA CRENÇA: Ser uma Academia atuante e fiel aos seus propósitos com uma melhor contribuição à sociedade na difusão das Letras, das Artes e da Cultura em geral.

NOSSA MISSÃO: Ajudar o país na difusão cultural, incentivando os acadêmicos a produzirem e publicarem seus trabalhos e ajudando as secretarias municipais e escolas através de palestras, seminários, saraus, congressos e oficinas de criação poética.

NOSSA VISÃO: Ser uma entidade cultural referência em Letras, Artes e todas as manifestações culturais, difundindo as composições literárias em prosa e verso, com foco na TROVA.

FUNDAÇÃO: No dia 1º de Julho de 1980, Clério José Borges, com base numa idéia do Escritor Paranaense, radicado no Rio de Janeiro, Dr. Eno Teodoro Wanke fundou o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, que em 18 de Novembro de 2017, elevou-se ao status de ACLAPTCTC – Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Em 1º de Julho de 2020, comemorou-se 40 anos da fundação do CTC e de muita história.

SEMINÁRIOS NACIONAIS DA TROVA

Para comemorar o 1° aniversário do CTC, nos dias 1, 2 e 3 de julho de 1981, foi realizado o 1º Seminário de Estudos da Trova, em Vila Velha, ES.

De 1981 ao ano 2000, vinte Seminários foram realizados, ininterruptamente. Até 1990 os eventos foram realizados na Grande Vitória. (Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra). Já o Seminário de 1990 foi realizado durante três dias no interior do Palácio do Governo do Estado, em Vitória, graças a deferência especial do Governador, Dr. Max de Freitas Mauro, que havia participado no dia 1º de Julho de 1981, do 1º Aniversário do CTC e do 1º Seminário Nacional da Trova, na cidade de Vila Velha, ES.

SEMINÁRIOS NO INTERIOR

Após 1991, foram programados e realizados eventos em cidades do interior do Estado, sempre prestigiados por grande público e autoridades, tanto assim que, em 1995, no XV Seminário Nacional da Trova realizado em Domingos Martins, participou da Solenidade de encerramento o Governador do Espírito Santo, Dr. Victor Buaiz.

Paralelamente, surge o Neotrovismo como movimento literário brasileiro, com uma onda de eventos (Seminários, Congressos e Encontros), realizados em todo Brasil, com apoio e coordenação do Clube dos Trovadores Capixabas. Eventos nas cidades de Porto Alegre, Olinda, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá, no Paraná, Timóteo, Acesita e Formiga, em Minas Gerais e, inclusive, Taguatinga, Brasília e, em Porto Velho, Rondônia.

No ano 2000 em Domingos Martins foi realizado o 20º e último Seminário Nacional da Trova, que no ano de 2001, passou a denominação de Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, cuja característica principal é ser realizado quando possível, sem data definida e em local não definido. Nessa oportunidade, esclarecemos que a cidade, em caráter preferencial, escolhida para sediar o Congresso do ano seguinte, é determinada por votação de maioria presencial, em termos de mãos levantadas, depois da defesa de cada uma das cidades que se candidataram, por seus representantes, no último dia do Congresso do ano anterior.

SARAU POÉTICO

Nos saraus poéticos acontecem, geralmente, além de lançamentos de livros, serenata e recitação de poesias. Assim, em 2016 realizamos em Anchieta o Sarau Poético Assunção em homenagem à padroeira da Cidade. No referido sarau foi realizado o concurso “bolinho de arroz”, nas modalidades música e iguaria, com direito à premiação com troféus dos 3 primeiros lugares, o que foi bastante proveitoso e animado, com direito a reedição no XVI Congresso Brasileiro de Trovadores realizado em 2019 na mesma cidade. Curiosamente na primeira oportunidade em 2016, o enfoque do Concurso Bolinho de Arroz em Anchieta se polarizou na modalidade iguaria e no evento em 2019, na modalidade música.

Além de eventos em várias cidades do Espírito Santo, a ACLAPTCTC realiza eventos em outros Estados. Em 22 de Setembro de 2018 o Sarau Poético da ACLAPTCTC foi em Belo Horizonte, MG, no Cerimonial & Hostel Inconfidente Mineiro, próximo à Lagoa da Pampulha. Em 17 de maio de 2019, o Sarau Poético foi no Rio de Janeiro no Auditório da Federação das Academias de Letras e Artes, FALARJ.

QUINTA LITERÁRIA, QUINTA CULT E SÁBADO CULT

Ao longo dos anos, eventos mensais foram organizados em várias cidades capixabas e em Shoppings. Em 1984, o Sarau Poético foi no Mercado da Vila Rubim, em Vitória. Em 2011, o CTC, Clube dos Trovadores Capixabas junto com a ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra (Clério, Marcos Arrébola e Levi Basílio) criaram a “Quinta Literária”, no Shopping Laranjeiras, (Serra, ES), com apoio da Livraria “Doce Saber”. A última edição da Quinta Literária foi no dia 24/11/2011. De 27/09/2012 a 28/11/2013, o Sarau recebeu o nome de “Quinta Cult” e foi realizado no Shopping Mestre Álvaro, também na Serra, ES. De 04/03/2017 a 03/03/2018, o Sarau Poético mensal, agora em promoção somente do CTC foi no “Tiffany Center Shopping”, em Vitória, ES, com o nome de “Café com Arte, Sábado Cult”, em parceria com a Cafeteria da empresária Karini Pirajá Gomes Nunes.

PALESTRAS CULTURAIS

A convite de escolas, foram realizadas com absoluto sucesso palestras e bate papos com estudantes. Segundo os solicitantes, nossa atuação nas palestras, contribuiu substancialmente para alavancar o ensino da poesia e oportunizar o aparecimento de novos poetas e potencializar o interesse dos que anteriormente demonstravam essa tendência, por sentirem-se valorizados.

VISITAS TÉCNICAS

A ACLAPTCTC promove ainda Visitas Técnicas em locais históricos. Assim em 22 de Outubro de 2015, foram visitadas as fortificações antigas de Vitória e Vila Velha. Em 25 de Junho de 2017, Roberto Vasco, Clério e o Professor Celso Perota partiram em busca do Marco Zero da Serra, ES. Em 07 de maio de 2018, Vasco, Clério Borges e o poeta Nealdo Zaidan, partiram em busca do Marco Zero da cidade de Anchieta, ES. Marco zero é local de origem das cidades. Em 25 de Agosto de 2018, Roberto Vasco, Edilson Celestino e Clerio visitaram a Estátua do Gato, na antiga Ilha de Paranapuã, no Rio de Janeiro, de onde vieram os índios de Maracajaguaçu, Gato Bravo Grande, que fundaram a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, atual Cidade da Serra, no Espírito Santo.

OFICINAS LITERÁRIAS

As Oficinas Literárias de Criação Poética e de Trovas são aulas expositivas, com o auxílio de notebooks, projetores, telas e sistema de som, ensinando Trovas, Sonetos, Haicais e outras composições literárias. São realizadas em Escolas.

CONCURSOS LITERÁRIOS

Escritores e Poetas de todo Brasil e Exterior são convidados, via edital, largamente divulgado, a participarem com suas composições em verso ou em prosa, com direito a premiação, com Troféus para os 3 primeiros lugares e diplomas de honra ao mérito até o 10º colocado. Com o intuito de dar oportunidade a todos os participantes, cada um em seu nível, incentivando-os, optamos por subdividir o concurso nos âmbitos Nacionais, Estaduais, Municipais e Escolares. Constatamos que a cada ano que passa a participação é mais crescente.

ANTOLOGIAS E COLETÂNEAS

Cumprindo fielmente um dos propósitos do antigo CTC e depois reafirmados na fundação da ACLAPTCTC, elaboramos e publicamos Antologias, para incentivar os acadêmicos a produzirem seus trabalhos literários. Assim em 1985 foram publicadas duas Antologias organizadas pelo CTC: “Trovadores Brasileiros da Atualidade” e “Trovadores dos Seminários”. Dois anos depois, em 1987, o CTC publica a Antologia “Trovadores 87”. Em 1989 foi publicada a Antologia “O Trovismo Capixaba”. Em 2014 outra Antologia publicada, denominada “Quinta Cult - Prosa e Verso”. Em 2020, a ACLAPTCTC publica esta Antologia, dos 40 anos de fundação do CTC.

ACADEMIA INFANTO JUVENIL DA ACLAPTCTC

Objetivando a valorização de crianças e adolescentes, criamos uma seção Infanto juvenil, a Academia de Letras e Artes Infanto Juvenil da ACLAPTCTC, cuja finalidade precípua é descobrir novos talentos no seio da infância e juventude e apoiar aos que sabidamente apresentam preferências por alguma manifestação cultural: Assim em 14/03/2019 foram empossadas, as primeiras integrantes do referido corpo Acadêmico Infanto Juvenil: a cantora Laura Porto e, as Trovadoras mirins, Marina Araújo Borges e Christal Fraga Borges.

SUCURSAL ACADÊMICA

Aproveitando a participação ativa e entusiástica de membros correspondentes em outros Estados, concebemos a criação dos Núcleos Acadêmicos da ACLAPTCTC, sendo o primeiro na Cidade do Rio de Janeiro, que desenvolve um trabalho bastante significativo, a ponto de carrearem anualmente, para aquela cidade um encontro de confraternização com Sarau Poético e Jantar de fim de ano, como aconteceu em 2019, em badalado Restaurante situado na Praia de Copacabana. O Núcleo Carioca da ACLAPTCTC tomou posse no dia 17 de maio de 2019, no Auditório da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro (FALARJ). O Núcleo é subordinado à Diretoria Capixaba e viabilizou a realização de vários eventos em 2019 e 2020. A primeira Diretoria ficou assim composta: Presidente Profa. Renata Barcellos. Vice: Dalva Frahlich. Secretária: Lúcia Mattos. O mandato é de quatro anos. A ACLAPTCTC possui ainda correspondentes em vários Estados brasileiros, bem como no Exterior. Em abril de 2020 a ACLAPTCTC possuía em seus quadros, Acadêmicos Correspondentes nos Estados Unidos da América e, em Portugal.

CARTAS DE INTENÇÕES E FEIRA DE LIVROS

São documentos elaborados no último dia de cada Congresso, onde estão expressos os anseios culturais e as solicitações de apoio público em termos de leis e projetos de incentivo à cultura.

As Feiras Literárias tem sido um importante item no incentivo aos acadêmicos a produzirem e divulgarem seus trabalhos. Nesse contexto, a ACLAPTCTC, tem participado com um espaço previamente definido, nas mais diversas feiras que tem ocorrido no Espírito Santo, (Vitória, Iúna, Cachoeiro de Itapemirim) e, no Brasil.

TROVISMO: 70 ANOS - NEOTROVISMO: 40 ANOS

A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, adotou essa designação no dia 18 de Novembro de 2017. Antes chamava-se CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, fundado em 1º de Julho de 1980 e, que nestes 40 anos vem capitaneando a ESCOLA DO NEOTROVISMO, importante movimento literário de valorização e divulgação da TROVA.

O Trovismo ou Movimento Trovadoresco surge em torno da Trova no Brasil, em 1950, com Gilson de Castro (Luiz Otávio). Em 1980 ocorre uma renovação no movimento, por causa da criação do CTC, no Estado do Espírito Santo. É o Neotrovismo. Trova é Poesia. Possui quatro versos (quatro linhas) com sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo. A Trova é UM BEM CULTURAL NACIONAL DE NATUREZA IMATERIAL. É um bem imaterial de Cultura.

Outros eventos de Destaque são os realizados anualmente pela Academia ACLAPTCTC: Desfile da Troveata; Serenata dos Trovadores; Eleição das Rainhas e Princesas da Trova; Celebração da Missa em Trovas e os Jantares de Confraternização de fim de ano.

REGISTROS E DOCUMENTAÇÃO ANTIGA

Analisando os ANAIS DA ACADEMIA, examinei num Livro antigo mais de 600 fichas de Sócios, formulários datilografados naquelas máquinas antigas, com trechos manuscritos a próprio punho e assinado pela pessoa interessada em participar, fichas de pessoas nascidas em 1914 e até antes, que se estivessem conosco estariam com mais de cem anos. Muitos sócios residentes em vários Estados, onde as fichas de adesão foram assinadas, durante eventos ali realizados.

É preciso mesmo muita PAIXÃO pela cultura; VONTADE para realizar; PERSEVERANÇA para continuar; FÉ, no alcance dos objetivos; TENACIDADE, para suportar os revezes; ABNEGAÇÃO, DEDICAÇÃO e ENTREGA total à CAUSA.

João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral da ACLAPTCTC

DEFINIÇÕES E ORIGEM DA TROVA

Do Livro “Origem Capixaba da Trova”, de Clério José Borges.

DEFINIÇÃO: Trovador é uma palavra derivada do latim, acusativo singular de "trobaire" (poeta), do verbo trobar (inventar, achar).

Todo trovador é um poeta, mas nem todo poeta é trovador. Nem todos poetas sabem metrificar, ou seja, sabem fazer o verso medido.

TROVADORISMO – Foi um movimento poético propulsor de todo o lirismo medieval. Seu grande impulsor foi o duque de Aquitânia e conde de Poitier, Guilherme de Aquitânia, (1071-1127) que gostava de compor cantigas e poemas, até então reservado apenas aos jograis e menestréis.

Portanto, o aparecimento da Trova está intimamente ligado à poesia da Idade Média, onde a trova era sinônimo de poema e letra de música. A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histórico desse período da Idade Média: as Cruzadas, a luta contra os mouros, o feudalismo, o poder espiritual do clero.

Na literatura, desenvolveu-se, no sul da França e em Portugal, um movimento poético chamado Trovadorismo. Os poemas produzidos nessa época eram feitos para serem cantados por poetas e músicos, e foram os primeiros a serem sistematicamente publicados.

Hoje, entretanto, a trova possui a sua conceituação própria, diferenciando-se da quadra e da poesia de Cordel, da Trova Gauchesca, do Repente, bem como do poema musicado da Idade Média. Trova hoje é obra de Arte, Literatura, quando obedecida a conceituação: poema com quatro versos de sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo.

TROVISMO - Um movimento cultural em torno da trova surgiu no Brasil a partir de 1950 e chamou-se Trovismo. A palavra foi criada pelo poeta e político falecido J. G. de Araújo Jorge e pelo escritor e historiador, Eno Theodoro Wanke. Em 1960, foram realizados os Primeiros Jogos Florais, com sucesso, e a fundação oficial da União Brasileira de Trovadores pelo Dentista Gilson de Castro, que usava o pseudônimo de Luiz Otávio e faleceu em 31 de Janeiro de 1977. No ano seguinte, o escritor Eno Teodoro Wanke publica o livro "O Trovismo", onde conta a história da Trova no Brasil, de 1950 a 1978.

NEOTROVISMO: Em 1º de Julho de 1980, ao criar o Clube dos Trovadores Capixabas, em Vila Velha, ES, o Escrivão da Polícia Civil e Poeta, Clério José Borges fez despontar o Neotrovismo, que é a renovação do movimento em torno da Trova no Brasil. De 1980 a 2020 foram realizados em várias cidades do Espírito Santo os Seminários Nacionais da Trova e os Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores. Nestes 40 anos, Clério foi convidado e proferiu palestras em várias cidades do Brasil. De 20 a 22 de abril de 1990 Clério participou como Palestrante, no dia 22, no Congresso de Poesia em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Evento com mais de 500 Escritores e |Poetas de todos Estados brasileiros.

Em 26/07/86, Clério proferiu Palestra no Congresso de Literatura Portuguesa, na Faculdade SUAM, (Faculdades Augusto Motta), em Bonsucesso no Rio de Janeiro, onde ganhou cachê e hospedagem gratuita.

No dia 18/08/1987, Clério concede entrevista em Rede Nacional, no programa "Sem Censura" da TV Educativa do Rio de Janeiro. O exemplo do CTC, com suas palestras e Seminários espalhou-se por todo o Brasil, surgindo Convenções, Simpósios, Congressos e Encontros de Rondônia e Corumbá até Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e outras cidades. É o Neotrovismo com vida.