CESAR E CRISTO, de Will Durant

INTRODUÇÃO

"César e Cristo", de Will Durant, é uma obra que faz parte da série "História da Civilização", onde o autor explora a ascensão e queda do Império Romano, bem como o surgimento do cristianismo. O volume aqui citado oferece uma análise detalhada das figuras históricas de Júlio César e Jesus Cristo, situando-os no contexto mais amplo da história romana e da evolução cultural e religiosa do Ocidente. Durant mescla uma narrativa detalhada e ao mesmo tempo que envolve, proporcionando uma visão abrangente e profunda dos eventos e personagens que moldaram a civilização ocidental.

O resumo do livro foi inicialmente elaborado por mim em 1989, durante a disciplina de Direito Constitucional ministrada pelo Prof. Francisco Bruno na ITE Bauru/SP. Posteriormente, em 1993, a versão foi aprimorada pela segunda subscritora deste artigo que também cursou a mesma matéria. Em ambas as ocasiões, também adaptamos análises dos colegas de classe, mas com nossas próprias palavras. Com o passar do tempo, a análise foi ainda mais aprimorada com outros recursos e retiramos das resenhas anteriores as anotações e transcrições específicas à matéria da época conforme orientação daquele professor. Atualmente, o resumo está mais reduzido, permitindo ao leitor selecionar seus próprios trechos preferidos na obra original do jeito que considerar mais apropriado.

Além disto, esta Análise de Obra foi idealizada a partir das ideias do filósofo, educador e autor americano Mortimer Adler (1902-2001), conforme expressas em "Como Ler Livros" (1940, 1972), e oferece uma abordagem analítica e sintópica dos níveis de leitura para examinar "César e Cristo" de Durant.

Ao longo do texto, serão exploradas tanto as contribuições do autor para o campo do desenvolvimento humano quanto os principais conceitos e argumentos relevantes apresentados no livro, mas não substitui a leitura detalhada do livro, porém serve para despertar o leitor para que faça sua própria incursão e útil reflexão.

Durant não apenas narra os eventos históricos, mas também analisa as forças sociais, políticas e culturais que influenciaram esses eventos. Ele examina a complexa interação entre o poder político e a religião, destacando como a ascensão do cristianismo transformou o mundo romano. Através de uma abordagem multidisciplinar, Durant oferece insights valiosos sobre a natureza humana e a evolução das sociedades, tornando "César e Cristo" uma leitura essencial para aqueles interessados em história, filosofia e teologia.

 

O AUTOR WILL DURANT

Will Durant (1885-1981) foi um renomado historiador, filósofo e escritor americano, conhecido por sua capacidade de sintetizar vastos períodos históricos em narrativas acessíveis e envolventes. Nascido em North Adams, Massachusetts, Durant inicialmente seguiu uma carreira religiosa, mas logo se voltou para a filosofia e a história, áreas nas quais encontrou sua verdadeira vocação. Ele estudou na Universidade de Columbia, onde foi profundamente influenciado por John Dewey, um dos mais importantes filósofos e educadores americanos.

Durant é mais famoso por sua série "História da Civilização", co-escrita com sua esposa, Ariel Durant. Esta série, composta por onze volumes, abrange a história da humanidade desde a Antiguidade até o século XVIII. Entre os volumes mais notáveis estão "Nossa Herança Oriental" (1935), "A Vida de Grécia" (1939), "César e Cristo" (1944), "A Idade da Fé" (1950) e "Rousseau e a Revolução" (1967), que ganhou o Prêmio Pulitzer de Não-Ficção Geral em 1968.

Além da "História da Civilização", Durant escreveu várias outras obras importantes, incluindo "Filosofia da Vida" (1929), "As Lições da História" (1968) e "Os Prazeres da Filosofia" (1957). Seu trabalho é caracterizado por uma abordagem humanista, que busca entender a história e a filosofia como partes integradas da experiência humana. Durant acreditava que a história deveria ser acessível a todos e que o conhecimento do passado era essencial para a compreensão do presente e a construção de um futuro melhor.

Durant também foi um defensor da educação pública e do acesso ao conhecimento, dedicando grande parte de sua vida a escrever e palestrar sobre a importância da história e da filosofia na formação de cidadãos informados e conscientes. Seu legado continua a influenciar estudiosos e leitores em todo o mundo, e suas obras permanecem como marcos importantes na historiografia e na filosofia popular.

 

VISÃO ANALÍTICA SOBRE A OBRA

A obra "Cesar e Cristo", de Will Durant está sistematizada em 5 Livros, que por sua vez subdividem-se em 30 Capítulos.

Introdução: Origens

Capítulo I: Prelúdio Etrusco
A IDEIA CENTRAL é explorar as origens da civilização romana, destacando a influência dos etruscos. Will Durant descreve como os etruscos, com sua cultura avançada, arquitetura e religião, moldaram os primeiros aspectos da sociedade romana, preparando o terreno para o surgimento de Roma como uma potência dominante.

Livro I: A República

Capítulo II: A Luta pela Democracia
A IDEIA CENTRAL é detalhar a evolução política de Roma, desde a monarquia até a república, focando nas lutas internas pela democracia. Durant analisa as reformas sociais e políticas que permitiram a participação dos plebeus no governo, destacando figuras como os irmãos Graco e suas tentativas de redistribuição de terras.

Capítulo III: Aníbal contra Roma
A IDEIA CENTRAL é narrar o confronto épico entre Roma e Cartago durante as Guerras Púnicas, com ênfase na figura de Aníbal. Durant descreve as estratégias militares, as batalhas decisivas e o impacto duradouro de Aníbal na história romana, culminando na eventual vitória de Roma e sua ascensão como potência mediterrânea.

Capítulo IV: A Roma Estóica
A IDEIA CENTRAL é explorar a influência do estoicismo na sociedade romana. Durant examina como a filosofia estóica, com seus princípios de virtude, autocontrole e dever cívico, moldou a ética e a moralidade romana, influenciando líderes e cidadãos comuns.

Capítulo V: A Conquista Grega
A IDEIA CENTRAL é analisar a assimilação da cultura grega por Roma. Durant descreve como a conquista da Grécia trouxe uma rica herança cultural, incluindo filosofia, arte e literatura, que foi absorvida e adaptada pelos romanos, enriquecendo sua própria civilização.

 

Livro II: A Revolução

Capítulo VI: A Revolta Agrária
A IDEIA CENTRAL é discutir as tensões sociais e econômicas que levaram à revolta agrária em Roma. Durant detalha as causas da desigualdade de terras, as reformas propostas pelos irmãos Graco e as consequências dessas revoltas para a estabilidade da república.

Capítulo VII: A Reação Oligárquica
A IDEIA CENTRAL é examinar a resposta da elite romana às reformas agrárias. Durant descreve como a oligarquia romana resistiu às mudanças, utilizando violência e manipulação política para manter seu poder e riqueza, exacerbando as divisões sociais.

Capítulo VIII: Literatura sob a Revolução
A IDEIA CENTRAL é explorar o impacto das turbulências políticas na literatura romana. Durant analisa como escritores e poetas refletiram e reagiram às mudanças sociais e políticas, produzindo obras que capturaram o espírito revolucionário da época.

Capítulo IX: César
A IDEIA CENTRAL é traçar a ascensão e o impacto de Júlio César. Durant narra a carreira militar e política de César, suas reformas, conquistas e eventual ditadura, destacando seu papel crucial na transição de Roma da república para o império.

Capítulo X: Antônio
A IDEIA CENTRAL é descrever a figura de Marco Antônio e seu papel na política romana pós-César. Durant detalha a aliança e o conflito entre Antônio e Otaviano, culminando na Batalha de Ácio e na ascensão de Otaviano como Augusto, o primeiro imperador de Roma.

 

Livro III: O Principado

Capítulo XI: A Política de Augusto
A IDEIA CENTRAL é analisar as reformas e políticas de Augusto que consolidaram o principado. Durant descreve como Augusto estabilizou Roma após as guerras civis, implementando reformas administrativas, militares e sociais que garantiram a paz e a prosperidade do império.

Capítulo XII: A Idade de Ouro
A IDEIA CENTRAL é celebrar o florescimento cultural e artístico durante o reinado de Augusto. Durant destaca a produção literária e artística, incluindo obras de Virgílio, Horácio e Ovídio, que marcaram a era como um período de grande criatividade e inovação.

Capítulo XIII: O Outro Lado da Monarquia
A IDEIA CENTRAL é revelar as sombras e desafios do regime de Augusto. Durant examina as limitações e contradições do principado, incluindo a censura, a propaganda e as tensões sociais que persistiram sob a superfície da paz augustana.

Capítulo XIV: A Idade de Prata
A IDEIA CENTRAL é discutir a continuação do florescimento cultural sob os sucessores de Augusto. Durant analisa a produção literária e filosófica da chamada "Idade de Prata", destacando figuras como Sêneca e Lucano, e suas contribuições para a cultura romana.

Capítulo XV: Roma no Trabalho
A IDEIA CENTRAL é explorar a vida econômica e laboral de Roma. Durant descreve as diversas profissões, o comércio, a agricultura e as condições de trabalho, oferecendo uma visão abrangente da economia romana e do cotidiano de seus cidadãos.

Capítulo XVI: Roma e Suas Artes
A IDEIA CENTRAL é celebrar as realizações artísticas de Roma. Durant examina a arquitetura, a escultura, a pintura e outras formas de arte, destacando como os romanos adaptaram e inovaram sobre as tradições artísticas gregas.

Capítulo XVII: Roma Epicurista
A IDEIA CENTRAL é analisar a influência do epicurismo na sociedade romana. Durant descreve como a filosofia epicurista, com seu foco no prazer moderado e na ausência de dor, encontrou seguidores entre os romanos, influenciando seu estilo de vida e pensamento.

Capítulo XVIII: Lei Romana
A IDEIA CENTRAL é discutir o desenvolvimento e a importância do direito romano. Durant detalha as principais leis, princípios jurídicos e a estrutura do sistema legal romano, destacando sua influência duradoura nas legislações ocidentais.

Capítulo XIX: Os Reis Filósofos
A IDEIA CENTRAL é explorar a figura dos imperadores filósofos, como Marco Aurélio. Durant analisa como esses líderes tentaram governar com base em princípios filosóficos, enfrentando os desafios do poder com sabedoria e virtude.

Capítulo XX: Vida e Pensamento no Século II
A IDEIA CENTRAL é oferecer uma visão abrangente da vida e do pensamento romano no século II. Durant descreve as condições sociais, econômicas e intelectuais da época, destacando as continuidades e mudanças na sociedade romana.

 

Livro IV: O Império

Capítulo XXI: Itália
A IDEIA CENTRAL é examinar a vida e a cultura na Itália sob o império. Durant descreve a prosperidade econômica, as cidades vibrantes e a diversidade cultural que caracterizavam a Itália romana, destacando sua centralidade no império.

Capítulo XXII: Civilizando o Ocidente
A IDEIA CENTRAL é discutir a expansão e a romanização do Ocidente. Durant analisa como Roma levou sua cultura, leis e infraestrutura para as províncias ocidentais, transformando-as em partes integradas do império.

Capítulo XXIII: A Grécia Romana
A IDEIA CENTRAL é explorar a relação entre Roma e a Grécia sob o império. Durant descreve como a Grécia, apesar de sua conquista, manteve sua influência cultural e intelectual, contribuindo para a vida cultural romana.

Capítulo XXIV: Renascimento Helenístico
A IDEIA CENTRAL é discutir o renascimento cultural helenístico sob o império romano. Durant analisa como a cultura grega continuou a florescer e a influenciar a arte, a filosofia e a ciência romanas.

Capítulo XXV: Roma e Judéia
A IDEIA CENTRAL é examinar a complexa relação entre Roma e a Judéia. Durant descreve as tensões políticas e religiosas, as revoltas judaicas e a eventual destruição de Jerusalém, destacando o impacto duradouro dessas interações.

 

Livro V: A Juventude do Cristianismo

Capítulo XXVI: Jesus
A IDEIA CENTRAL é narrar a vida e os ensinamentos de Jesus. Durant descreve o contexto histórico e religioso da Judéia, os principais eventos da vida de Jesus e sua mensagem, destacando seu impacto inicial e duradouro no mundo.

Capítulo XXVII: Os Apóstolos
A IDEIA CENTRAL é explorar a disseminação do cristianismo pelos apóstolos. Durant analisa as viagens missionárias, os desafios enfrentados e o crescimento inicial da comunidade cristã, destacando figuras como Pedro e Paulo.

Capítulo XXVIII: A Igreja Primitiva
A IDEIA CENTRAL é discutir a formação e a organização da igreja primitiva. Durant descreve as práticas, as crenças e as estruturas que emergiram nas primeiras comunidades cristãs, estabelecendo as bases para a futura igreja institucional.

Capítulo XXIX: A Perseguição
A IDEIA CENTRAL é examinar as perseguições sofridas pelos cristãos no império romano. Durant detalha os motivos, os métodos e as consequências dessas perseguições, destacando a resiliência e a fé dos primeiros cristãos.

Capítulo XXX: A Vitória do Cristianismo
A IDEIA CENTRAL é narrar a ascensão do cristianismo como religião dominante no império romano. Durant descreve a conversão de Constantino, o Édito de Milão e a institucionalização do cristianismo, marcando a transição de uma religião perseguida para a religião oficial do império.

 

VISÃO SINTÓPICA: COMPARAÇÃO ENTRE "CÉSAR E CRISTO" DE DURANT E "A HISTÓRIA DO DECLÍNIO E QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO" DE EDWARD GIBBON

"César e Cristo", de Will Durant, e "A História do Declínio e Queda do Império Romano", de Edward Gibbon, são obras essenciais que exploram a história de Roma sob diferentes perspectivas.

Destaque Temporal e Finalidade:
- Durant: Abrange desde as origens de Roma até a ascensão do cristianismo, focando na história política e evolução cultural.
- Gibbon: Concentra-se no declínio do Império Romano do Ocidente, do século II d.C. até a queda de Constantinopla, analisando fatores de desintegração.

Metodologia e Estilo
- Durant: Utiliza uma abordagem multidisciplinar com um estilo acessível e envolvente.
- Gibbon: Adota uma metodologia tradicional de historiografia, com análise crítica das fontes e estilo erudito.

Perspectiva sobre o Cristianismo
- Durant: Vê o cristianismo como uma força transformadora positiva.
- Gibbon: Argumenta que o cristianismo contribuiu para a queda do império, enfraquecendo virtudes cívicas romanas.

Análise das Figuras Históricas
- Durant: Enfatiza figuras como Júlio César e Jesus Cristo, humanizando-os.
- Gibbon: Foca em imperadores e líderes militares, com uma análise crítica de suas falhas.

Contribuições para a Historiografia
- Durant: Oferece uma visão integrada e acessível da história romana.
- Gibbon: Estabelece novos padrões para a pesquisa histórica com sua análise detalhada.

 

Considerações Finais

A análise da obra "César e Cristo" de Will Durant revela a profundidade com que o autor aborda a história da Roma Antiga, destacando a ascensão e a transformação do Império Romano sob a influência do cristianismo. Durant, com sua narrativa envolvente e abordagem multidisciplinar, oferece uma visão integrada dos eventos históricos, culturais e religiosos que moldaram Roma. Sua habilidade em humanizar figuras históricas como Júlio César e Jesus Cristo permite ao leitor uma conexão mais profunda com os personagens e os acontecimentos que definiram essa era crucial.

Durant enfatiza a continuidade e a transformação cultural, explorando como o cristianismo emergiu como uma força espiritual e cultural que influenciou profundamente a sociedade romana. A obra destaca a transição do paganismo para o cristianismo, mostrando como essa mudança religiosa impactou a política, a cultura e a vida cotidiana no Império Romano. A narrativa de Durant é rica em detalhes e oferece uma perspectiva abrangente sobre a interação entre poder político e espiritualidade, proporcionando uma compreensão mais completa da história romana.

Em comparação, "A História do Declínio e Queda do Império Romano" de Edward Gibbon oferece uma análise crítica das causas do declínio do império. Gibbon explora os fatores internos e externos que contribuíram para a desintegração de Roma, incluindo o impacto do cristianismo. Embora sua visão sobre a influência cristã seja controversa, ela abre espaço para um debate enriquecedor sobre as dinâmicas sociais e políticas da época. A obra de Gibbon complementa a de Durant ao fornecer uma perspectiva crítica sobre os desafios e as falhas que levaram ao declínio do império.

A leitura conjunta de "César e Cristo" e "A História do Declínio e Queda do Império Romano" enriquece o entendimento da complexa trajetória de Roma, desde sua ascensão até seu declínio. Enquanto Durant celebra os feitos romanos e a transformação cultural promovida pelo cristianismo, Gibbon oferece uma reflexão crítica sobre as causas do declínio. Essa combinação de perspectivas proporciona um equilíbrio entre a celebração e a análise crítica, oferecendo uma visão mais completa e profunda da história romana.

 

Referências

DURANT, Will. César e Cristo. Tradução de Mamede de Souza Freitas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, [não tenho o ano da publicação, apenas que comprei o livro em 1989 durante o Curso de Direito].

GIBBON, Edward. Declínio e Queda do Império Romano. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Oscar Francisco Alves Junior e Claudia Marina Barcasse Moretto Alves
Enviado por Oscar Francisco Alves Junior em 20/05/2024
Reeditado em 02/06/2024
Código do texto: T8067469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.