Sailor Moon e seu famoso bordão. 

 

SAILOR MOON SUPER episódio 3: o segredo de Haruka e Michiru

 

SAILOR MOON SUPER episódio 3: o segredo de Haruka e Michiru

Miguel Carqueija

 

Este episódio é bem atípico no seriado Sailor Moon dos anos 90, lembrando que o mesmo tinha um clima mais infantil que o mangá de Naoko Takeushi, que é a história original. O seriado da década de 2010, “Sailor Moon Crystal”, aproxima-se mais do mangá, inclusive por não esticar a trama.

Basicamente este ato 3 visa apresentar as “sailors” Urano e Netuno, que equivalem a Haruka Tenou e Michiru Kaio, ou seja, as duas guerreiras misteriosas entrevistas nos capítulos 1 e 2 desta terceira fase.

Usagi Tsukino e Minako Aino (Moon e Vênus) sentem-se fascinadas com o rapaz — ou assim elas julgam — que aparece na sala de jogos eletrônicos do Motoki. Haruka é pessoa tranquila que com toda a segurança ganha facilmente Minako na corrida de tela. Mais tarde, quando aparece com outra roupa, menos masculina, é que perceberão que se trata de uma garota, embora já adulta.

Como Aurore Dupin (a famosa George Sand), Haruka gosta de usar roupa masculina e anda em companhia da violinista Michiro Kaio. Esse fato abre uma polêmica na série, semelhante à que se formou entre Batman e Robin nos anos 60, época do célebre seriado de William Dozier.

 

O macabro Professor Tomoe e seu "ovo do demônio".

 

Resenha do episódio 92 do seriado japonês “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), episódio 3 da terceira temporada, “Um lindo garoto? O segredo de Tenou Haruka”. Toei Animation, Japão, 1994. Direção: Junichi Sato e Kunihiko Ikuhara. Argumento: Naoko Takeushi. Produção: Iriya Azuma e Kenji Õta. Roteiro: Yõji Enokido. Música: Takanori Arisawa.

Elenco de dublagem:

Sailor Moon (Usagi Tsukino)....................Kotono Misuishi

Sailor Marte (Rei Hino)............................Michie Tomizawa

Sailor Mercúrio (Ami Mizuno)..................Aya Hisakawa

Sailor Júpiter (Makoto Kino).....................Emi Shonihara

Sailor Vênus (Minako Aino)......................Rika Fukami

Mamoru Chiba (Tuxedo Mask).................Torú Furuya

Chibiusa....................................................Kae Araki

Sailor Urano (Haruka Tenou)................Emi Ogata 

Sailor Netuno (Michiru Kaio)...................Masako Katsuki 

 

Michiru e Haruka: de olho nas "yumas" do Professor Tomoe, cada vez que uma delas retira o cristal de um coração, as duas "sailors" interferem para ver se é um dos talismãs: mas é como buscar agulha em palheiro. Os três talismãs, se reunidos, trarão de volta o Graal.

 

“Você só é jovem uma vez na vida!”

(Minako Aino)

 

“Hoje Minako-chan está mais crítica que o normal.”

(Usagi Tsukino)

 

“O sonho de Haruka é se tornar o melhor piloto de carro de corrida.”

(Michiru Kaio)

 

Sailor Urano entrega a Sailor Moon o cristal etéreo para devolver ao mecânico.

 

De início, Sailor Moon e suas companheiras não sabem que Haruka e Michiru são as duas “sailors” dos planetas exteriores, embora já houvessem conhecido uma outra, a Sailor Plutão. Em contrapartida aquelas duas também ignoram que Usagi e companhia sejam as “sailors” do Sistema Solar interior. Isso é claro provoca um curioso relacionamento duplo: como “sailors”, desconfiança; como garotas, amizade.

Podemos notar a personalidade meio histérica de Minako Aino (Sailor Vênus) e como, quando não surgem situações graves, a Usagi parece meio desmiolada.

O vilão, Professor Tomoe, continua em busca dos cristais etéreos dos corações puros — pessoas idealistas — para localizar os três talismãs. O alvo dessa vez foi um técnico em autos de corrida que trabalhava no carro utilizado por Haruka.

No fim, quando as cinco se admiram de Haruka ser uma garota, ela simplesmente explica: “Não me lembro de ter dito que era um garoto”. Ou seja, tudo correu por conta de suposições.

 

Sailor Vênus se dirige a Sailor Moon com um pouco de ciúmes.

 

Rio de Janeiro, 13 a 15 de maio de 2024.