Memórias póstumas de um homem morto por uma latrina em queda livre - Capítulo 12

Capítulo 12 - Newsmaking e Espelho

Na aula de Teoria de Jornalismo, newsmaking e teoria do espelho. Acho pertinente citá-las ao leitor, dada a importância que essas teorias terão mais à frente. A explicação do professor é enfadonha, recheada de jargões. Não acho atraente reproduzir conceitos abstratos aqui - esta obra, repito, é uma memória, uma obra literária. Não um livro acadêmico da área de jornalismo. Ademais, em casos como esse, é melhor usar da metáfora, da analogia, da comparação. São figuras de linguagem úteis para inserir conceitos em obras de literatura. Então, vamos lá.

Imagine que um ser extraterrestre (ET) resolve construir um planeta idêntico à Terra. Ele constrói. E na estrela onde esse ser vive, surge uma discussão sobre a possibilidade dessa cópia ser realmente fiel à original.

Os ETs defensores da teoria do espelho acreditam que o ET construtor criou uma cópia rigorosamente igual. Ou seja, a minha versão dessa cópia da Terra é idêntica a mim, o original. Daí o porquê do nome “espelho”.

Mas os defensores do newsmaking dizem que não é idêntica coisa nenhuma. Que o ET criador da cópia tem valores e referências que influenciaram a sua construção. Portanto, eu, o Marcelo da Terra original, sou diferente da minha versão na outra Terra. Isso explica o “making” do “newsmaking”.

RoniPereira
Enviado por RoniPereira em 13/05/2024
Código do texto: T8062513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.