AMT COMEMORA DIA DAS MÃES E ANIVERSÁRIO DE SEU PATRONO CARLOS CUNHA NA TRAPICHE

 

Comemoração em dose dupla é a programação da Academia Maranhense de Trovas (AMT) para este mês de maio. Pela segunda vez, a academia leva ao palco da Galeria Trapiche, na Praça D. Pedro II, centro de São Luís, o Sarau das Rosas, uma atividade performática desenvolvida pelos trovadores que prestam homenagem às mães por meio de trovas. O evento vai ocorrer na segunda-feira (20 de maio) a partir das 17 horas. Na oportunidade será celebrado o 91º aniversário de nascimento do patrono e fundador da AMT, o educador, jornalista e professor Carlos Cunha.

 

Além dos membros efetivos da academia, escritores convidados também vão abrilhantar o sarau com suas poesias, a exemplo de Rômulo Reis, Silvana Menezes, Maria José Lima, Jeânderson Mafra e Charles Simões, que já confirmaram presença. As declamações serão alternadas com a voz e o violão da artista maranhense Brenda Torres. Outra atração do evento é o professor e ator Josimael Caldas que vai fazer uma apresentação performática de Carlos Cunha declamando suas poesias.

 

Também na segunda-feira, a AMT leva para o átrio da Biblioteca Pública “Benedito Leite” uma pequena parte da Exposição A PÁSCOA DAS GAIVOTAS, título homônimo do livro de Carlos Cunha sobre as artes plásticas maranhenses. Na exposição, artistas do quilate de  Ana Luíza Ferro, Isabel Cunha, Liana Piorski, Rogério Martins registram nas telas suas impressões marcantes sobre Carlos Cunha. Entre os quadros, um pintura do sobradão da Rua do Sol, onde funcionou o Colégio “Nina Rodrigues” fundado por Carlos Cunha em 1959.

 

PROJETO DA BPBL - A Biblioteca Pública Benedito Leite, na última terça-feira (14/05), prestou homenagem a Carlos Cunha, colocando-o em seu projeto institucional “Curiosidades sobre Escritores”, publicado em suas redes sociais sob o título de “5 Curiosidades sobre Carlos Cunha”. O trabalho traz um olhar apurado sobre a biobibliografia do professor, jornalista e escritor maranhense.

 

SARAU DAS ROSAS - É um projeto da AMT que, além de prestar homenagem às mães por meio da declamaçao dos trovadores, representa uma exposição em azulejos de trovas escritas pelos membros efetivos da academia. 46 trovas integram a exposição que já percorreu alguns municípios do Maranhão, a exemplo de Viana e Santa Luzia. A exposição é itinerante e também acompanha o projeto das Oficinas de Trovas ministradas pela AMT em São Luís e no interior do estado.

 

CARLOS CUNHA - nome literario de Luiz Carlos da Cunha, nascido em São Luís do Maranhão a 18 de maio de 1933 e falecido em 22 de outubo de 1990. Ele fundou escola, jornais e academias, dentre as quais a AMT. Graduado em História e Geografia, foi educador, jornalista, poeta, ensaísta, crítico literário, cronista, declamador. Pertenceu a várias instituições culturais no Maranhão e no Brasil, dentre as quais AML, IHGM, Associação Brasileira de Imprensa, Academia Brasileira de Trovas. Publicou mais de 20 livros; destacam-se as obras “Poesia Maranhense Hoje ou Cinquenta Anos de Poesia”, “O Caçador da Estrela Verde”, “As Lâmpadas do Sol”, “Moinhos da Memória” e “Areia Velha”. Carlos Cunha foi um grande incentivador de novos talentos e um semeador do conhecimento.

 

Academia Maranhense de Trovas
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 17/05/2024
Código do texto: T8064855
Classificação de conteúdo: seguro