Linguística presbiteral – riqueza e criatividade da homilética - Jaguariúna, SP Em Padre Ademir Bernardelli - 2024

Somos Igreja Povo de Deus e Família Unida por Jesus no Espírito Santo sob o Manto Azul da Virgem Santa Maria.

Autor-observador: J B Pereira

Professor e mestre em Críticas das Culturas pela UFSJ (2011) – MG.

04/05/2024

Linguística presbiteral – riqueza e criatividade da homilética - Jaguariúna, SP Em Padre Ademir Bernardelli - 2024

Observações do prof. e católico J B Pereira - 2024

A partir da observação das homilias do Padre Ademir Bernardelli, Pároco da Igreja Matriz Santa Marias, de Jaguariúna, o bom pregador e dedicado missionário, anotei aqui o contexto de suas metáforas e figuras de linguagem, utilizado para sensibilizar o Povo de Deus. Diz de modo criativo, espontâneo, respeitoso e ético.

Diocese de Amparo

Fundada: 12/09/94

Pároco: Pe. Ademir Bernardelli (Mi) - 27 anos de sacerdote ordenado na mesma igreja. Missionário redentorista dedicou-se sua vida à pregação. Agora como sacerdote diocesano, há três anos está na Matriz Santa Maria de Jaguariúna, SP.

Paróquia Santa Maria

https://www.facebook.com/pstamariajaguariuna/?locale=pt_BR

Igreja em Jaguariúna, São Paulo

Endereço: R. Cel. Amâncio Bueno, 688 - Centro, Jaguariúna - SP, 13820-000

Telefone: (19) 3867-1535

https://www.google.com/search?q=nome+do+p%C3%A1roco+da+santa+maria+em+jaguariuna+sp&oq=nome+do+p%C3%A1roco+da+Santa+Maria+em+J&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgCECEYoAEyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIHCAMQIRigAdIBCjEzMTkwajBqMTWoAgCwAgA&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Objetivos:

1. Fortalecer a conversão e a evangelização na Igreja durante as missas.

2. Proporcionar a reflexão das leituras bíblicas.

3. Incentivar a participação dos fiéis por meio de orientação litúrgico-pastoral.

1º). Uso de ditado popular

Cuidado para não perder o gosto em seguir Jesus como o pão duro ... O ditado diz: “ O ditado popular "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento" Trata-se de católicos de aparência, como “mesa cujo pé está fora da altura certa; fica mancando. E o cristão que não vive sua fé de modo autêntico, não dá testemunho...” Santo Agostinho de Hipona

O ditado acima “resume essa situação de forma poética. Vivemos em uma sociedade que valoriza a imagem, a ostentação e o status. É fácil cair na armadilha de acreditar que a beleza exterior ou a posse de bens materiais são indicadores de paz interior, mas não são! 06 de jun. de 2023.”

https://pt.linkedin.com/pulse/por-fora-bela-viola-dentro-p%C3%A3o-bolorento-fernando-cesar-cardoso#:~:text=O%20ditado%20popular%20%22Por%20fora,paz%20interior%2C%20mas%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o!

2º). Criou neologismo interessante para o contexto de católico que segue Jesus com coerência: “Se seguirmos o trajetório (= itinerário) de Jesus, precisamos viver o que ele fez, viveu e amou. Se amamos como Jesus, aprendemos a agir como Jesus!” (comunidade Santa Rita de Cássia – Domingo do Bom Pastor – visita do seminarista Vinicius).

3º). Admoestação: Metáfora: Não há religião mais completa que a nossa! É a nossa família de verdade. Nenhuma igreja evangélica consegue imitar a Igreja Católica Romana. Pois é única. O católico fica parado, esperando e olhando o tempo. Perde as oportunidades. Vem a missa e fica nas aparências. Conversa vai e conversa vem. Diz assistir uma linda missa. Mas, meu irmão, o que de fato você tem feito para deixar que Jesus seja o melhor em sua vida? Não basta assistir missa, fazer um montão de novenas, terços, mas se a gente não vive Jesus, tudo o mais está perdido. Ficamos nas vitrine. Ou diante de uma obra só de verniz, mas por dentro já está podre, cheio de cupim. Uma casa fraca, sem base, feita em areia...

4º). Domingo da Ascensão do Senhor – Ano B – sábado, em cuja homilia o Padre Ademir afirma, no dia 12/05/2024, que o católico “não adianta ficar de boa aberta, como vela com laço de fita amarela diante de Jesus, sem tomar a decisão de seguir o que Jesus fez e ensinou hoje”:

“Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! (...) Os discípulos, então, saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.” (Mt 28, 19a.20b)

Obs. 01: Certamente, o padre usou a linguagem metafórica, mas não todo o conteúdo da música de Noel Rosas (onde o eu lírico apela: “Se existe alma

Se/Que há outra encarnação”). Aliás, reencarnação (ideologia pagã) não é fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Encarnação, na Bíblia, é o mistério defendido por São João 1, 14: “... o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós...”

Obs. 02: Alusão ao imaginário popular e à música brasileira: “Noel Rosa - Fita Amarela –Quando eu morrer/ Não quero choro, nem vela/ Quero uma fita amarela/Gravada com o nome dela” - https://www.letras.mus.br/noel-rosa-musicas/78664/

5º). Domingo de Pentecoste. Era sábado, 18/05/2024, na Igreja Matriz Santa Maria em Jaguariúna, Diocese de Amparo, SP, a missa da noite, Padre Ademir Bernardelli fez a hipérbole sobre a quantidade de pessoas na festa de Santa Rita na capela da mesma santinha, no Bairro Santa Cruz. Em tom humorado, convidou a todos a participar ao dizer:

“- Aproveitem a Festa de Santa Rita – da quermesse - porque ontem havia mais 200 mil pessoas. Vá participar com sua família. Na verdade, dentro da capela, se couber mil pessoas ficam aí bem cheia.”

Na praça e no salão, onde estão telão, caixas e barracas e cadeiras com mesinhas brancas plásticas, no coreto e ao redor, lotado de carros e pessoas, devem ter 3 mil pessoas para a quermesse, diariamente. Animada por missas e celebrações especiais, procissão, Bandas ou shows, organizado tudo pela conselho da comunidade e visto do padre Ademir Bernardelli – pároco.

Boa oportunidade de agradecer graças recebidas, louvar a Deus pela vida de Santa Rita, imitar suas virtudes, pedir graças, suplicar mudança de vida católica autêntica, com bom testemunho de vida e oração.

"Uma alma que se santifica eleva o mundo a Deus."

Jesus nos pede conversão de vida, oração, perdão, compaixão, justiça, bondade, respeito, paz, diálogo, participação na sua Igreja (Mateus 16, 16-19).

Ame e pratique o que a Igreja nos ensina.

Honre seu Batismo, sua Crisma, os sacramentos que recebeu: matrimônio, ordem etc.

" Ninguém ama o que não conhece." Santo Agostinho de Hipona, doutor da Igreja.

"O católico que não vive sua fé é como uma mesa manca..." Santo Agostinho de Hipona, doutor da Igreja, século IV.

Interprete a Bíblia conforme a nossa Igreja que zela pela Bíblia a mais de dois mil anos.

Leia mais a Bíblia:

Gênesis 3, 15; Cantares 6, 10; Apocalipse 12; Efésios 4, 23-24; Ef. 6, 10-20; Col. 3; Tiago 3; 1; Cor 11, 1 Cor. 13; João 14.

Conheça os salmos: Salmos 1, 23, 91, 138/9 e 150.

Visite a linda capela reformada e pintada nova recentemente, com capelinha interna do Santíssimo Sacramento, altares novos e amplos, piso novo, lindas imagens de Santa Rita, Santa Maria, São José, crucifixo grande, bancos envernizados, ventiladores etc.

A quermesse da 53ª Tradicional Festa de Santa Rita de Cássia terá público de 18 mil pessoas se somados os 6 dias da Festa de Santa Rita, que acontece de 17 a 22 de maio de 2024, segundo o padre e o Informativo Santa Maria, Edição 26, Ano 03, maio de 2024.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 15/05/2024
Reeditado em 22/05/2024
Código do texto: T8064030
Classificação de conteúdo: seguro