O Chefe mostra ao 86 o novo carro cheio de truques do Controle.

 

AGENTE 86 episódio 10: o “immobile”

 

AGENTE 86 episódio 10: o “immobile”

Miguel Carqueija

 

Este décimo episódio do seriado “Agente 86” gira em torno de outra invenção mirabolante, o “immobile”, produzido no laboratório do Professor Windish, cérebro do Controle e já visto antes na série.

O “immobile” é um produto líquido que, se injetado numa pessoa, esta fica paralisada um certo tempo. Uma amostra é roubada por um agente inimigo da Pineróvia, que pretende impedir que o embaixador deste país fictício assine um tratado com o governo dos Estados Unidos. A ideia do grupo dissidente é paralisar o embaixador com o “immobile”.

Maxwell Smart vai para a missão levando o produto num anel com uma pequena agulha para injetar o líquido. Não é preciso dizer que, acidentalmente, ele irá paralisar também as pessoas erradas — até o Chefe e a 99.

 

Smart disfarçado em dançarino.

 

Resenha do episódio 10 (Our man in Leotards/Nosso homem em “collants”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Richard D. Donner. Roteiro: Mel Bropoks e Gary Belkin. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Michael Pate................................... Naharana

Robert Cornthwaite........................Professor Haskell Windish

Robert Carricart...............................Julio

Nestor Paiva.....................................Doorman

John St. Ephenson............................Parkerson

Edward Colmans..............................Don Hernando

Fernando Roca.................................Dançarino

 

Smart, o Chefe e o Professor Windish.

 

“O homem não pode morar em um bombo.”

(Maxwell Smart)

 

“A pena é mais poderosa que a espada.”

(Maxwell Smart)

 

Ao ser condecorado pelo embaixador o Agente 86 esquece que ainda não tirou o anel com o "immobile" . Ao cumprimentar o embaixador da Pineróvia, este é espetado e fica paralisado.

 

À época de produção do seriado — década de 60, entre 1965 e 1970 — ele foi uma verdadeira sensação. O sapatofone, o cone do silêncio e outras geringonças jocosas — praticamente qualquer objeto, até o traje ou uma garrafa térmica — servia de comunicador entre os membros do Controle. O ator Don Adams sabia interpretar sem rir um personagem tão ridículo como Maxwell Smart — e Smart quer dizer esperto — o Agente 86. E com os métodos mais absurdos acabava se saindo bem.

 

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2024.