O BURRO E O MENINO

Grupo Poético de Literatura Infantil

Evento: Imagem que Inspiram

Data: 23/02/2024

Postagem: Única

Autor: MAKLEGER CHAMAS — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes)

TÍTULO: O BURRO E O MENINO

Eu, tenho um burro

Que não gosta do trabalho

E um menino

Que não gosta de estudar

Eu qualquer dia

Boto o burro na escola

E o menino em seu lugar

Depois, eu quero,

Ver meu burro diplomado

Com anel de advogado

Pra casar com a icatolá

E o menino

Já que não gosta de estudo

Boto para puxar carroça

Pois ele não segue regras

Tampouco quer ser usado

Prefere carregar pedras

Que ser no trecho mandado

Gosta de andar na sua estica

Para fazer o feminino delirar

Em seu jogo jovem de faísca

Que faz o nosso mundo remar

Mas detesta o trabalho

Pensa, que tudo vem da horta

Faz do mundo uma trilha secreta

Para seguir como atalho

Pois quer nas mãos,

Aquela chamada galinha-morta

Mas foge sempre do fio trabalho

E um menino

Que não gosta de estudar

Eu qualquer dia

Boto o burro na escola

E o menino em seu lugar

Depois, eu quero,

Ver meu burro diplomado

Com anel de advogado

Pra casar com a icatolá

E assim, o burro se formou

E o menino virou trabalhador

Cada um encontrou seu lugar

E aprenderam a se respeitar

O burro, agora advogado

E o menino, na carroça,

Está empregado

Ambos felizes,

Cada um no seu papel

Mostrando que, com esforço,

Se chega ao céu!

E assim, a lição foi aprendida

Que cada um tem sua própria vida

E que o trabalho, seja ele qual for

É importante para o nosso valor

Então, que sigamos em frente,

Com fé e amor

E que cada um encontre seu lugar

Para que juntos possamos caminhar

E construir um mundo melhor,

Com união e vigor.

Titulo​: O BURRO E O MENINO

Protegido conforme a Lei de Proteção Autoral. 9.610/98

Autor Makleger Chamas — O Poeta (Manoel B. Gomes)

Escrito na Rua TRÊS ARAPONGAS, 06 bloco 06 Apto 31 — Vila Nova Jaguaré — São Paulo — BRASIL

Data da escrita​ 22.04.2024

Dedicado a​ NÃO É MEU

Registrado na B.N.B.

Este texto poético intitulado “O Burro e o Menino” foi escrito por Makleger Chamas, também conhecido como O Poeta (Manoel B. Gomes).

Ele aborda a história de um burro que não gosta do trabalho e um menino que não gosta de estudar, e como suas vidas mudam quando trocam de papéis.

O poema destaca a importância do trabalho e de cada um encontrar seu lugar na sociedade.

Foi escrito em 22 de abril de 2024 e dedicado a alguém não especificado.

“O Burro e o Menino” é um poema que narra a história de um burro que não gosta do trabalho e de um menino que não gosta de estudar.

O autor expressa a ideia de trocar os papéis dos dois personagens, colocando o burro na escola e o menino para puxar carroça.

Com o passar do tempo, o burro se forma advogado e o menino se torna um trabalhador.

Ambos encontram seus lugares e aprendem a se respeitar, mostrando a importância do trabalho e do esforço para alcançar o sucesso.

O poema enfatiza a ideia de que cada um tem sua própria vida e que é fundamental encontrar seu lugar na sociedade.

A história termina com a mensagem de união e construção de um mundo melhor com fé e amor.

Escrito por Makleger Chamas, também conhecido como O Poeta, em 22 de abril de 2024, o poema é dedicado a alguém não especificado e registrado na Biblioteca Nacional Brasileira.

O poema “O Burro e o Menino”, escrito por Makleger Chamas, apresenta uma narrativa que envolve a troca de papéis entre um burro e um menino, destacando a importância do trabalho e do esforço para alcançar o sucesso.

A análise sintática completa do texto enfatiza a sintonia da cronologia e do gênero, revelando a estrutura e a organização das frases que compõem o poema.

1. “Eu, tenho um burro”:

— Sujeito: Eu

— Predicado: tenho um burro

— Complemento: um burro

2. “Que não gosta do trabalho”:

— Oração subordinada adjetiva restritiva: que não gosta do trabalho

3. “E um menino”:

— Conjunção aditiva: E

— Sujeito: um menino

4. “Que não gosta de estudar”:

— Oração subordinada adjetiva restritiva: que não gosta de estudar

5. “Eu qualquer dia”:

— Sujeito: Eu

— Advérbio de tempo: qualquer dia

6. “Boto o burro na escola”:

— Predicado: boto o burro na escola

— Complemento: o burro

7. “E o menino em seu lugar”:

— Predicado: e o menino em seu lugar

8. “Depois, eu quero”:

— Advérbio de tempo: Depois

— Sujeito: Eu

— Predicado: quero

9. “Ver meu burro diplomado”:

— Predicado: ver meu burro diplomado

— Complemento: meu burro

10. “Com anel de advogado”:

— Complemento do objeto direto: com anel de advogado

11. “Pra casar com a icatolá”:

— Complemento do objeto direto: pra casar com a icatolá

12. “E o menino”:

— Sujeito: o menino

13. “Já que não gosta de estudo”:

— Oração subordinada causal: já que não gosta de estudo

14. “Boto para puxar carroça”:

— Predicado: boto para puxar carroça

15. “Pois ele não segue regras”:

— Oração subordinada causal: pois ele não segue regras

16. “Tampouco quer ser usado”:

— Oração subordinada consecutiva: tampouco quer ser usado

17. “Prefere carregar pedras”:

— Predicado: prefere carregar pedras

18. “Que ser no trecho mandado”:

— Oração subordinada adjetiva restritiva: que ser no trecho mandado

A análise sintática completa enfatiza a estrutura das frases e a relação entre os elementos, demonstrando como a cronologia dos eventos e o gênero narrativo são construídos no poema “O Burro e o Menino”.

Análise narrativa completa do poema “O Burro e o Menino”:

O poema “O Burro e o Menino” narra a história de um burro e um menino que trocam de papéis, destacando a importância do trabalho e do esforço para alcançar o sucesso.

A narrativa começa com a apresentação dos dois personagens principais: o eu lírico, que possui um burro, e um menino.

O burro é descrito como alguém que não gosta do trabalho, enquanto o menino não gosta de estudar.

Em um determinado dia, o eu lírico decide colocar o burro na escola e o menino em seu lugar.

A troca de papéis é feita visando ver o burro diplomado, usando um anel de advogado e se casando com a icatolá.

Essa decisão é motivada pelo fato de o burro não gostar de TRABALHO e o menino não gostar de ESTUDAR.

No desenrolar da narrativa, o eu lírico revela que o menino, por não seguir regras e não querer ser usado, é colocado para puxar carroça, enquanto o burro prefere ESTUDAR.

A história termina com a reflexão sobre as preferências e atitudes de cada personagem, ressaltando a importância de cada um desempenhar seu papel de acordo com suas habilidades e inclinações.

Dessa forma, o poema aborda temas como a valorização do trabalho, a importância da educação e a necessidade de respeitar as características individuais.

A troca de papéis entre o burro e o menino serve como uma metáfora para refletir sobre as escolhas que fazemos na vida e as consequências dessas escolhas.

O poema “O Burro e o Menino” apresenta características de um poema narrativo, que conta uma história por meio de versos.

Ele aborda temas como trabalho, educação, respeito às diferenças e reflexão sobre as escolhas na vida.

Além disso, o poema possui uma estrutura métrica e rimática, o que o caracteriza como um poema de gênero lírico.

Makleger Chamas
Enviado por Makleger Chamas em 02/05/2024
Código do texto: T8054897
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