Dia do Trabalho

Em quase todo o mundo o Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio, inclusive no Brasil. O objetivo deste feriado é homenagear as pessoas que com esforço cooperam para a grandeza da sua Pátria e o bem-estar da Humanidade.

O trabalho é muito importante para o ser humano. Desde os primeiros tempos do Cristianismo o apóstolo Paulo dizia: “Aquele que não trabalha, não coma. ” Tratar-se-á de uma alusão de que ninguém deve viver do trabalho alheio.

A verdade é que o homem ou a mulher deve ter dignidade e desejar manter-se graças ao seu próprio trabalho; deve sentir-se orgulhoso (a) de colaborar para o bem da sociedade em que vive. Ninguém deve sobrecarregar ninguém, porque o trabalho engradece quem trabalha!

Nenhuma forma de trabalho é vil ou em vão. O gari é tão importante quanto o presidente da República. Toda ação construtiva é um trabalho digno. A criança que vai à escola e faz com amor as lições, está trabalhando tanto quanto o professor ou a professora. A mãe que cuida dos filhos, o filósofo que pensa, o artista que cria, todos estão trabalhando. Disse Jesus Cristo: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. ”

(Acadêmico de Direito, Educação Moral e Cívica, Universidade de Rio Verde, Goiás, ano 1986 a 1991)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 02/05/2024
Código do texto: T8054628
Classificação de conteúdo: seguro