O Homem Biologicamente Ideal

O Homem Biologicamente Ideal

Será que a Ciência apresentará em breve à humanidade o Homem Perfeito? Um ser capaz de viver e conviver com os seus semelhantes pacífica e harmoniosamente - homem e natureza?

O homem - ser racional – se questiona, desde a antiguidade, sobre a origem e a evolução de sua própria espécie. Ao tomar a si mesmo como um objeto de estudo, busca todos os recursos disponíveis para entender sua própria existência e realidade. Como ser pensante e capaz de evoluir à medida que se torna um ser cognicente – conforme seus pensamentos e ações – determina seu comportamento em relação à Natureza, da qual faz parte e, em relação aos seus semelhantes.

A Neurociência tem buscado compreender onde esta a sede dos conhecimentos, desejos, motivos e ações que caracterizam cada ser. O cérebro humano – o organismo mais complexo estudado pelo homem – é, segundo a Ciência, o mecanismo vivo que capta e registra todas as informações e experiência individual humanas.

A antropologia se empenha em estudar o homem como um agente biológico e social na sua totalidade, capaz de influenciar e ser influenciado pelo meio em que vive. É notável que o homem vem desenvolvendo um padrão de comportamento superior às demais espécies animais conhecidas – ainda que também sociáveis. Ao viver e conviver em sociedade desenvolveu a capacidade de registrar e transmitir seus conhecimentos às suas gerações sucessivas. A humanidade tem superado suas dificuldades de sobrevivência e dominado o planeta em que vive. Hoje, o espaço sideral é o fascínio da curiosidade humana.

Plotinus, já em seu tempo questionava: “O que sou eu?” e, permanece hoje a sugestão inscrita nos pórticos do Oráculo de Delfos “conhece-te a ti mesmo” – o mistério continua e o homem avança na busca de entender-se a si mesmo.

Que é o homem senão um ser que supera a si mesmo cada dia? Ainda que alguém nos recorde: “um humano, ser humano, pessoa, gente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero Homo, família Hominidae” atribuindo uma origem símia à humanidade. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_sapiens).

O surgimento do homem biologicamente ideal tem sido a expectativa da Ciência para muito em breve – natural ou, biologicamente modificado? O intrigante, todavia, é que não há um modelo que sirva de referência aos cientistas, portanto, divagam em busca de elementos físicos, capacidade, pensamentos e atitudes que seriam a receita para se ´fabricar´ o homem ideal

Geraldo Gabliel

(Texto parcial de um projeto de aulas na disciplina “Fazer Pedagógico” para a pós-graduação em Metodologia e Didática do Ensino Superior na Farol Faculdade de Rolim de Moura)

Postado há 18th August 2011 por Geraldo Gabliel

Marcadores: O Homem Biológico O Homem Ideal

Hoje, Cacoal - RO 27ABR2024 - Continua a busca do Homem Ideal... quem sabe, com a IA - Inteligência Artificial.

Gabliel Coelho
Enviado por Gabliel Coelho em 27/04/2024
Código do texto: T8051230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.