A desigualdade social brasileira

Passaporte 2030 e o fim da desigualdade social. Hoje, nos parece bem claro que tudo não passa de uma mera "utopia" acreditar que o sistema capitalista possa ou queira resolver os problemas de todo o povo. Enquanto isso nós vivemos em um país cada vez mais desigual, ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres e onde falta o mínimo necessário para a sobrevivência do povo e que estabelece com isso um verdadeiro caos social para o futuro bem próximo, talvez 2030. Convenhamos de uma coisa que não precisa ser nenhum historiador, geografo, sociólogo ou renomado cientista político, econômico ou social para saber que a desigualdade social brasileira está e sempre esteve presente no meio de nós e essa foi oriunda de processos relacionais na sociedade desde os tempos remotos passando por todo aquele processo de colonização, divisão de terras, desbravamento e escravatura sob o comando e olhar do império que aqui estava instalado. De uma coisa é certa e está ai pra quem quiser ver e enxergar bem que a desigualdade social por aqui sempre nos condicionou, limitou e prejudicou o conhecimento, a educação escolar, o pleno desenvolvimento, o processo de habitação, o status e a classe social do povo e consequentemente, interferiu até os dias atuais nos requisitos primários para a qualidade de vida da população mais pobre e que mais vem sofrendo há muitas décadas sem fim com esta situação de descaso que parece não ter fim e nem solução. Agora pasmem! Olha só o que aconteceu com o Rio Grande do Sul atual que está debaixo d'água e sem previsão rápida de que este caos venha a terminar o mais breve possível. Não podemos esquecer que em uma calamidade publica motivada pela catástrofe climática, não só as chuvas, mas as cheias dos rios que cortam o Estado, da Lagoa e do Rio que quando recebe um grande volume de agua que descem dos rios, morros, encostas e barragens, acabam por transbordarem e deixam a cidade e o Estado embaixo d'água. Paralisa tudo! Os meios de transportes, o comercio, o sistema bancário, os pecuaristas, os agricultores, a aviação, a navegação, a saúde, a escola... . Isto parece não ter fim no Brasil e a desigualdade social sempre foi inevitável, principalmente pela população mais pobre que são realmente escassos do meio social e sem falar que os nossos representantes políticos parecem que não estão buscando os devidos meios de prevenção ou até mesmo propostas que venham tentarem pelo menos amenizar a desigualdade social brasileira e os estragos que isto provoca desde quando D. Pedro I e D. Pedro II por aqui passaram. Enquanto isso vivemos em um país cada vez mais desigual onde falta o mínimo necessário para a sobrevivência do povo, indígenas, negros, pobres, sem-tetos, sem-terras, desempregados, moradores de ruas, abandonados e que estabelece com isso um verdadeiro caos social para o futuro próximo. Enquanto isso lá no Sul o Estado pede doações! A água não escoa! O frio está chegando! Milhares de casas abandonadas! O comercio não funciona! A lavoura de arroz foi prejudicada! A escola não funciona! A saúde precária! Falta água potável! Falta alimentos! Falta abrigos!...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 16/05/2024
Reeditado em 16/05/2024
Código do texto: T8064376
Classificação de conteúdo: seguro