Mãe, te amo!

Certa vez, a mais de um ano atrás, eu estava conversando com meu filho caçula, que na época tinha perto de quatro anos, e perguntei para ele se ele me amava. Ele nunca tinha dito tais palavras. Ele ficou me olhando sem saber bem o que dizer e eu expliquei para ele que quando gostamos muito de uma pessoa, quer dizer que nós a amamos, devemos dizer isso para ela. Na mesma hora, sem pestanejar, ele disse:

- Mamãe, te amo. – Sorriu serelepe e me abraçou. Mesmo eu tendo criado toda a situação na qual ele disse que me amava eu não deixei de apreciar aquele doce momento.

O fato é que, desde então, religiosamente, o meu filho diz que me ama todos os dias. Não somente isto, ele também me cobra quando eu não faço o mesmo:

- Mãe, hoje você ainda não disse!

- O que meu filho?

- Aquilo mãe, que me ama, você não disse ainda. – Cobra ele contrariado, quando eu esqueço de relembrar a ele a profundidade do meu amor.

Mas, nos últimos meses, algo mudou, agora ele não me diz que me ama apenas uma vez ao dia, ele diz várias vezes ao dia. Estou fazendo as coisas de casa e escuto de longe um grito me chamando:

- Mãe! Mãe! Mãe! – Vou correndo para ver o que aconteceu já preocupada e ele emenda. – Te amo!

Ou até mesmo quando eu estou nervosa brigando com ele e seu irmão por algo que aprontaram, como quando esquecem a torneira do banheiro aberta alagando todo o armário de MDF, e no meio da bronca ele me chama:

- Mãe! Mãe! Mãe! Te amo! – Fazendo com que eu perca a compostura do sermão que eu estava tecendo.

A verdade é que em certo momento pensei em contar para ele que não é assim que as pessoas geralmente fazem. Que essas palavras “Eu te amo” são muito preciosas e devem ser derramadas somente em momentos muito especiais. Mas algo dentro de mim gritou tão alto que foi impossível não escutar, uma voz que dizia “ele está certo!”. Não devemos economizar os “eu te amos”, pelo contrário, devemos fazer como o Rafael e relembrar a quem amamos todos os momentos até mesmo naqueles momentos em que a pessoa que amamos está brava e brigando. Não devemos esperar para ouvir primeiro, a bíblia diz que o verdadeiro amor lança fora todo o medo, pois ele nos liberta. Precisamos experimentar essa liberdade sempre. Então, não esqueça de dizer isso hoje, amanhã e sempre que achar necessário.